Curso: Excel para Vendas

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  • Conteúdo

    Excel paraVendas | 15 HORAS

    OExcel é a folha de cálculo mais utilizada pelos profissionais de gestão enegócios para análise e apresentação de resultados. O presente curso, tendocomo pressuposto o acrescido interesse do mercado, foi elaborado para os profissionaisque desejam usufruir das inúmeras funcionalidades avançadas do Microsoft Excel,nomeadamente para efeitos de análise de negócio (entendendo-se negócio como a áreade vendas, como interesse fundamental). O objetivo é explorar estasfuncionalidades, conferindo ao utilizador uma maior solidez na tomada dedecisões sustentadas, baseadas em análises seguras e estruturadas em cenáriosalternativos, bem como através do uso e criação de fórmulas avançadas.

    Objetivos Gerais

    Estecurso procura integrar e potenciar, através de uma metodologia de formaçãoessencialmente prática, a utilização de Microsoft Excel, no seu dia-a-dia, comoferramenta de apoio em decisões de negócio. Permite capacitar os participantes comas competências apropriadas para trabalhar com as ferramentas de análisedisponibilizadas pelo Microsoft Excel, aplicadas à área comercial e às vendas.

    Objetivos Específicos

    Apresente formação tem por objetivo dotar os participantes, das ferramentasnecessárias para o desenvolvimento de mapas de análise de vendas, com o apoiodo Excel. Durante a formação são apresentadas e exploradas as ferramentas que oExcel disponibiliza de um modo especificamente orientado para serem utilizadasnum contexto de Gestão Comercial e Vendas.

    Destinatários/Pré-Requisitos

    Profissionaisda área de comercial e vendas, que tendo já alguns conhecimentos relativos àutilização do Excel, pretendem explorar a totalidade das potencialidades daaplicação objetivo de incrementar a eficácia da sua ação comercial, tendo como auxílioas ferramentas do Excel.

    Conteúdo

    EXCEL

    COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE CLIENTES

    • A base de dados da carteira de clientes como uma componente fundamentalna gestão de vendas e de recursos

    • Consolidação de informação e filtragem de dados

    EXERCÍCIO PRÁTICO

    • Construção de um exemplo de base de dados de clientes, a partir defichas de identificação e outros dados auxiliares para reforçar o conhecimentosobre o cliente

      • Elaboração de roteiros devendas

      • Utilização do Excel paradeterminação da rentabilidade dos clientes, considerando vendas e custos

    EXERCÍCIO PRÁTICO

    • Construção de um roteiro de vendas semanal por vendedor

    EXCEL COMO FERRAMENTADE ANÁLISE DE VENDAS

    • Registo e tratamento de dados de vendas para consequente análise daperformance do produto ou serviço considerando:

      • Vendas por produto ouserviço por dia/semana/mês/ano

      • Rotação de stocks vs.disponibilidade de stocks

      • Vendas por região outerritório

      • Penetração por região outerritório

      • Vendas por vendedor

      • Cruzamento do planopromocional e respetiva performance de vendas

      • Sazonalidade

      • Análise de preços

      • Análise da competitividadedos produtos ou serviços vs. concorrência

      • Apresentação gráfica detabelas numéricas

    • Exportação de gráficos para outros programas

    EXERCÍCIO PRÁTICO

    • Apresentação gráfica das vendas e penetração por região ou território


     

    EXCEL COMO FERRAMENTANA GESTÃO DE VENDAS

    • Definição de objetivos de venda por cliente e respetiva distribuiçãopor períodos temporais

    • Definição de objetivos por vendedor

    • Cálculo de recursos: descontos, rappel, comparticipações empublicidade, ou promoções; incentivos a vendedores

    EXERCÍCIO PRÁTICO

    • Distribuição mensal dos objetivos de vendas por cliente, a partir doobjetivo de vendas total

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