Objectivos
Explicar a origem sagrada do teatro e sua relação com as religiões de mistérios; definir os principais conteúdos e os principais autores da tragédia e da comédia; situar a relevância de William Shakespeare e de Bertolt Brecht na evolução do género dramático; adquirir ferramentas de desenvolvimento pessoal mediante técnicas teatrais, que visam o autoconhecimento e o conhecimento do mundo em geral, como exercícios de confiança, relaxamento, descoberta do "eu", memória, observação, imitação, mímica, improvisação, respiração, voz e construção de personagem; e obter noções de criação de personagens ligadas à esfera do sagrado.
Conteúdo
O curso «Iniciação Espiritual e Prática Teatral» reparte-se em quatro sessões: 1.ª Sessão: Religiões de Mistérios e Teatro: o deus Dioniso - o outro ou o primeiro papel representado; do ditirambo a Téspis, o primeiro ator; e os festivais teatrais da Antiga Grécia. Prática: Exercícios de Confiança, Relaxamento e Descoberta do Eu / Actor. 2.ª Sessão: Tragédia e Comédia: a teomorfização trágica de Ésquilo; a razão socrática em Sófocles; o cosmos trágico no coração humano em Eurípides; e a genialidade da comédia de Aristófanes. Prática: Exercícios de Observação, Mímica, Respiração, Voz, Improviso e Construção de Personagem 3.ª Sessão: "Zombam de mim, dos negócios e dos lucros bem ganhos": William Shakespeare, o mais célebre dramaturgo; a comédia O Mercador de Veneza; e a visão da alteridade no Judeu Shylock. Prática: Exercícios de técnica textual. 4.ª Sessão: "Porque a Igreja põe a terra no centro do universo?": O método de Bertolt Brecht; a cambiante pedagógica de A Vida de Galileu; ciência versus perseguição inquisitorial. Prática: Exercícios de técnica textual (continuação).