Conteúdo
Saídas Profissionais:
As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
• efectuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
• efectuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espectáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;
• prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;
• efectuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;
• prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
• efectuar os serviços de check-out , nomeadamente, facturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com vária modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;
• efectuar o arquivo da documentação utilizada na recepção;
• atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
• efectuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da facturação doa alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;
• assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a recepção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, recepção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e e-mail efectuando o seu encaminhamento , acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;
• colaborar na definição dos objectivos e regras de funcionamento do serviço de recepção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim;
• assegurar a conservação e manutenção da recepção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.