Curso Técnico Auxiliar de Ação Educativa.
Gosta de crianças e tem um fascínio pelo seu crescimento? Então conheça o curso que a melhor prepara para esta profissão
147 Horas
Apresentação.
O Técnico de Ação Educativa cuida de crianças com idade até aos 6 anos, incluindo crianças com necessidades específicas de educação, durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado. Isto agráda-lhe?! Então torne-se no exemplo destas crianças e forme-se na DO IT BETTER! Inclui estágio de 200 horas!
Objetivos :
No final da acção de formação o formando deverá ser capaz de:
- Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado.
- Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares.
- Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL).
- Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres.
- Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados.
- Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança.
Saída Profissional:
- Estabelecimentos de ensino escolar públicos ou privados, empresas relacionadas com o sector da educação, ATL’s (actividades de tempos livres, complementares e extra-curriculares) e colónias de férias
- Creches, jardins-de-infância e estabelecimentos de ensino de educação especial
- Instituições da área da assistência social, e de acolhimento, de menores em situação de risco, e de apoio familiar.
Certificação.
* Certificado SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho e Certificado DIB segundo o Decreto-Lei nº 396/2007 de 31 de Dezembro.