Conteúdo
Objetivos
O Programa Doutoral em Informática das Universidades do Minho, Aveiro e Porto (MAPi), foi proposto em 2007 em conformidade com o novo enquadramento legal resultante do Processo de Bolonha (DL 74/2006 de 24 de Março).
O MAPi constitui uma aposta das três Universidades no sentido de criarem no norte do país uma oferta de formação de 3º ciclo, de elevada qualidade, na área de Informática, com um cariz iminentemente internacional, fortemente alicerçada em investigação de qualidade. Visa formar profissionais que seja futuros líderes em Informática, especialmente dotados de boa formação científica, bons comunicadores, com iniciativa empreendedora, estando aptos a prosseguir uma carreira profissional como investigadores, como professors universitários ou como agentes de mudança em empresas com forte aposta em inovação.
O MAPi é sustentado por um corpo docente com cerca de 150 professores doutorados, cobre todas as áreas fundamentais teóricas e aplicadas da Informática, e envolve a colaboração nacional e internacional de unidades de investigação e empresas.
O MAPi tem desenvolvido parcerias internacionais, nomeadamente com a Carnegie Mellon University, no âmbito do programa CMU-Portugal, conferindo grau duplo em Informática, e a parceria com a University of Texas em Austin, que em conjunto com outras parcerias pontuais, dão dimensão e visibilidade internacional ao programa, No âmbito destas parceiras, ultrapassa já a dezena de alunos co-orientados por professores Portugueses e Americanos.