Comentários sobre Especialização Avançada em Estimulação Multissensorial Snoezelen - Online
- Sessão de abertura
- Filosofia, conceito, metodologia
- Evolução e desenvolvimento
- A importância da estimulação multissensorial
- Objetivos da estimulação multissensorial;
- Diferentes patologias, diferentes intervenções
- Deficiências, demências, gerontologia, diversas (pré-parto, prematuros, traumas diversos, entre outras)
- Abordagem não diretiva: estimulação passiva e ativa;
- Bases neurológicas da estimulação multissensorial
- Perfil sensorial: teoria e prática
- Os sentidos: sistemas sensoriais
- As experiências sensoriais:
- . Olfativas e gustativas
- . Cinestésicas e táteis
- . Auditivas
- . Propriocepção: perceção corporal
- . Visuais
- . Vestibulares;
- O corpo como ponto de partida para a recolha e comunicação
- O local de observação e de escuta
- A comunicação verbal e não-verbal;
- Sessão de acompanhamento
- Objetivos
- Estabelecimento de sessões e ferramentas de avaliação e validação
- Monitorização dos clientes e seu projeto individual
- Avaliação e metodologia individualizada dos clientes
- Preparação, planeamento e dinamização das sessões
- Tratamento dos resultados obtidos;
- Objetivos do Snoezelen: casos práticos;
Módulo II: Sistemas Sensoriais- Neurofisiologia e neuroplasticidade do cérebro;
Módulo II: Processos Sensoriais e Cognitivos- A perceção e a sua importância na ligação entre estes dois processos;
Módulo II: Avanços da Intervenção num Espaço Snoezelen- Experiências em diferentes países;
Módulo II: Snoezelen 24h- Conceito e as suas diferentes aplicações;
Módulo II: Etologia Humana- A pessoa enquanto mediador da sessão numa abordagem Snoezelen;
Módulo II: Acompanhamento Snoezelen- Sessão de acompanhamento
- As diferentes dimensões do acompanhamento Snoezelen;
- A postura, a conduta, as emoções, as atitudes;
Módulo II: Avaliação- Importância da avaliação na abordagem Snoezelen;
Módulo II: Intervenção Snoezelen- Os diferentes aspetos a serem trabalhar em cada caso;
Módulo II: Desenho e Manutenção da Sala- Os elementos mais comuns de uma sala estimulação multissensorial
- Os diferentes ambientes utilizados num espaço Snoezelen;
- Objetivos do Snoezelen: casos práticos;
Módulo III: Supervisão e Avaliação- Preparação de uma reflexão pessoal da experiência e conhecimento desta nova metodologia no seu campo profissional
- Preparação de um vídeo de intervenção, no qual é evidenciada a aplicação de técnicas individuais e a atitude e acompanhamento do profissional
- Avaliação e supervisão
- Sessão de encerramento;
Outro curso relacionado com psicologia do desenvolvimento
Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
Centro: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Solicite informaçãoMestrado em Intervenção Comunitária
Centro: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Solicite informaçãoPós-Graduação em Terapia Cognitiva e Comportamental
Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Solicite informaçãoPós-Graduação em Psicoterapia Rogeriana
Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Solicite informaçãoPós-Graduação em Neuropsicologia e Envelhecimento
Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Solicite informaçãoCurso: Conceção e Gestão de projetos de Intervenção Social
Centro: Forma & Conteúdos, Lda.
Solicite informação