Comentários sobre Especialização Avançada em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência - Online
- Apresentação da plataforma colaborativa de aprendizagem
- Sessão de abertura
- Avaliação e intervenção no neonato
- Avaliação e intervenção nas dificuldades de alimentação na infância de base sensorial
- Reconhecimento de sinais e sintomas de uma disfunção sensorial
- Análise e discussão de casos clínicos
- Sessão de acompanhamento;
- Aplicabilidade de testes de linguagem, testes fonéticos e fonológicos
- Avaliação fonológica: desafios atuais
- Teorias fonológicas aplicadas à reabilitação do desenvolvimento e/ou do funcionamento fonológico e/ou fonético
- Intervenção nas perturbações dos sons da fala: o que há de novo?
- Exploração de metodologias de intervenção para reabilitação do desempenho fonético e fonológico
- Análise e discussão de casos clínicos;
- Avaliação da PEL: domínios da linguagem, avaliação dinâmica, prática baseada na evidência
- Intervenção na PEL: métodos, técnicas e estratégias
- Especificações da intervenção em cada um dos subtipos de PEL
- Análise e discussão de casos clínicos;
- Avaliação e intervenção na dispraxia verbal de desenvolvimento
- Intervenção em crianças/adolescentes com deficiência e atividades de estimulação em contexto escolar
- Análise e discussão de casos clínicos;
- Sessão de acompanhamento
- Avaliação e intervenção na disfluência do desenvolvimento e na gaguez
- Análise e discussão de casos clínicos;
- Avaliação e intervenção nas perturbações da leitura e da escrita (métodos, estratégias e atividades)
- Competências metalinguísticas
- Diagnóstico diferencial entre: perturbação específica da linguagem, dislexia e disortografia
- Análise e discussão de casos clínicos;
- A audição e as ajudas auditivas na terapia da fala
- Implicações das diversas perdas auditivas no desenvolvimento
- Etapas de desenvolvimento das competências auditivas
- A acústica da fala e a audição
- Ajudas técnicas: prótese auditiva, implante coclear e sistemas de apoio à escuta
- A avaliação e recolha de informação diagnóstica \"mestre evidence-based\"
- Instrumentos e provas de avaliação
- Observação e análise de vídeos
- Modelos de intervenção e opções de comunicação na surdez
- Contínuo audição/visão no acesso à comunicação
- A família no processo de intervenção
- Estratégias e técnicas
- Análise e discussão de casos clínicos
- Perturbação do PAC como causa secundária à perda auditiva (condutiva e neurossensorial)
- Neuropatia Auditiva;
- Diagnóstico e comorbilidades nas PEA;
- Avaliação nas PEA: Instrumentos específicos na avaliação das PEA;
- Comunicação e da linguagem nas PEA;
- A família no processo de avaliação e intervenção;
- Abordagens de intervenção
- D.I.R. Model/Floor Time
- Intensive interaction
- SCERTS
- ABLC
- Estratégias de intervenção para a comunicação e a linguagem;
- Comunicação Aumentativa e Alternativa;
- Materiais de intervenção;
- Análise e discussão de casos clínicos
- Sessão de encerramento;
Outro curso relacionado com psicologia - todas
Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais
Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
Solicite informaçãoEspecialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe
Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
Solicite informaçãoEspecialização Pós-Universitária em Psicologia do Trabalho e das Organizações
Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
Solicite informaçãoPós-graduação em Estados Modificados de Consciência na Clínica
Centro: UFP - Universidade Fernando Pessoa
Solicite informaçãoPós-Graduação em Psicologia na Orgânica dos Centros de Saúde
Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Solicite informaçãoCurso de Especialização em Psicogerontologia
Centro: Cognos-Formação e Desenvolvimento Pessoal
Solicite informação