Comentários sobre Especialização Avançada em Processamento Auditivo Central para Audiologistas - Online
- Apresentação da plataforma colaborativa de aprendizagem
- Sessão de abertura
- Audição: via periférica
- Via auditiva central: da cóclea ao córtex auditivo
- . Definição
- . Neurofisiologia: estações neurais e competências auditivas
- . Mecanismo envolvidos
- Perturbação do processamento auditivo (PA)
- . Definição
- . Incidência e prevalência
- . Causas
- . Sinas e sintomas
- Diagnóstico
- . Papéis e responsabilidades
- . Rastreios, questionários e checklists
- . Avaliação auditiva periférica
- . Avaliação auditiva comportamental
- . Contributos interprofissional para um diagnóstico diferencial: Otorrinolaringologista, Audiologista, Terapia da Fala, Psicologia e Neuropsicologia.
- . Orientação à família
- . Orientação à escola
- Introdução à intervenção
- . Abordagem direta: treino auditivo
- . Treino baseado no uso de tecnologia
- . Estratégias compensatórias
- . Modificações ambientais;
Reabilitação médico-cirúrgica da audição e surdez- Fisiologia da audição, zumbido e patologias da surdez
- Implantes de ouvido médio e próteses auditivas
- Implante cocleares e implante de tronco cerebral/ABI
- Neuropatia auditiva, treino auditivo e processamento auditivo central;
Avaliação comportamental do processamento auditivo central- Sessão de acompanhamento
- Avaliação das vias auditivas periféricas:
- . Audiometria tonal e vocal, imitanciometria, pesquisa dos reflexos acústicos
- Avaliação da vias auditivas centrais:
- . Testes auditivos centrais, bateria mínima, bateria recomendada
- Como programar o audiómetro para cada teste
- Como fazer as marcações das respostas e calcular os resultados;
Processamento auditivo central: diagnóstico- Análise quantitativa dos achados: indivíduo vs grupo controle
- Análise diagnóstica dos achados: intra e inter testes
- Relação entre os achados, sintomas e queixas
- Caracterização das disfunções auditivas centrais
- Como apresentar o diagnóstico: relatório;
Avaliação eletrofisiológica no transtorno do processamento auditivo central- Fundamentos sobre neuroaudiologia
- Princípios da eletrofisiologia
- Potenciais evocados auditivos de curta, média e longa latência
- Monitoramento auditivo e eletrofisiologia;
Perturbação do processamento auditivo e as perturbações de fluência- Características, sinais/sintomas, incidência/prevalência, etiologia e avaliação nas perturbações de fluência (gaguez e taquifemia)
- Características do processamento auditivo central em crianças que gaguejam
- Avaliação e intervenção em crianças que gaguejam com alterações do processamento auditivo central (evidência)
- Características do processamento auditivo central em adultos que gaguejam
- Avaliação e intervenção em adultos que gaguejam com alterações do processamento auditivo central (evidência)
- Características do processamento auditivo central em pessoas com taquifemia;
Processamento auditivo e as perturbações dos sons da fala- Entender as perturbações dos sons da fala
- Solicitação de avaliação do PA no processo diagnóstico das perturbações dos sons da fala
- Interpretar na prática clínica os resultados da avaliação do processamento auditivo
- Correlações entre os resultados do exame do processamento auditivo e as dificuldades de crianças com perturbações dos sons da fala
- Trabalhar as competências alteradas do processamento auditivo durante a terapia das perturbações dos sons da fala;
Processamento auditivo e as perturbações específicas de aprendizagem- Definições das perturbações específicas de aprendizagem
- Características das perturbações específicas de aprendizagem
- Avaliação multidisciplinar e diagnóstico em queixas de dificuldades de aprendizagem
- Interpretando os resultados do exame do PA nas perturbações específicas de aprendizagem
- Abordagem das alterações de PA no tratamento das perturbações específicas de aprendizagem;
Processamento auditivo e as perturbações do desenvolvimento da linguagem- Sessão de acompanhamento
- Características, sinais/sintomas, incidência/prevalência, etiologia e avaliação nas perturbações do desenvolvimento da linguagem
- Características do processamento auditivo central em indivíduos com perturbações do desenvolvimento da linguagem
- Avaliação da perturbação do desenvolvimento da linguagem em comorbilidade com as alterações do processamento auditivo central: análise e correlação dos resultados
- Intervenção com a perturbação do desenvolvimento da linguagem em co-ocorrência com alterações do processamento auditivo central;
Processamento auditivo central e integração sensorial- Fundamentos neurofisiológicos do processamento sensorial
- O processo de modulação sensorial e o impacto nos mecanismos percetivos
- Fundamentos percetivos multimodais
- O envolvimento dos mecanismos de integração sensorial no processamento auditivo
- Comorbilidades fisiopatológicas do Processamento Auditivo Central: contributo do terapeuta ocupacional à equipa multidisciplinar;
Avaliação neuropsicológica no diagnóstico diferencial nas perturbações do processamento auditivo- A avaliação neuropsicológica como veículo para o diagnóstico diferencial nas perturbações do PA
- Manifestações comportamentais e socioemocionais comuns a quadros relacionados com PA e outros quadros neuropsicológicos
- Manifestações cognitivas comuns a quadros relacionados com PA e outros quadros neuropsicológicos
- Diagnóstico diferencial entre as perturbações do PA e as seguintes condições: perturbação na linguagem expressiva (leitura e escrita), dislexia, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, atraso desenvolvimental, défice cognitivo, défice atencional, défice mnésico e disfunção executiva
- Comorbilidade entre a perturbação do PA e outras condições médicas e psicológicas
- Importância do diagnóstico diferencial para a intervenção precoce e a importância da multidisciplinariedade;
Treino auditivo acusticamente controlado- Elaboração de estratégias para o treinamento das competências auditivas centrais
- Apresentação dos protocolos para treino auditivo baseados nos achados da avaliação do processamento auditivo central
- Estudo de casos clínicos
- Elaboração de programas de habilitação;
Prática e estudo de casos clínicos- Treino auditivo
- Elaboração de estratégias específicas para construção de programas de terapêuticos
- Discussão de casos
- Sessão de encerramento;
Outro curso relacionado com fonoaudiologia
Curso de Formação Grandes Síndromes Geriátricos e Demências
Centro: Cognos-Formação e Desenvolvimento Pessoal
Solicite informaçãoCurso de Formação Psico-oncologia: Avaliar e Intervir
Centro: Cognos-Formação e Desenvolvimento Pessoal
Solicite informaçãoCurso de Formação Nutrição e Dietoterapia Oncológica
Centro: Cognos-Formação e Desenvolvimento Pessoal
Solicite informação