Conteúdo
Descrição da Formação
Esta Especialização Avançada em Psicologia Escolar e Educacional está direcionada para os diferentes técnicos que trabalham na área da Educação, focando as temáticas, ou áreas de intervenção, mais necessárias, importantes e pertinentes para o trabalho dos técnicos em qualquer contexto educativo, com especial realce para as escolas. No final da formação é esperado que os formandos adquiram competências de análise, avaliação e intervenção psicológica que lhes permitam dar resposta a problemáticas específicas da Psicologia da Educação.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas, de Mestrado, de licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Objetivos Gerais
O Curso de Psicologia Escolar e Educacional tem como objetivos gerais:
- Dotar os formandos de conhecimentos e competências específicas da área da Psicologia da Educação, que permitam a sua especialização nesta área de intervenção, e contribua para uma maior eficácia no contexto profissional.
Objetivos Específicos
- Intervenção psicológica em contexto escolar;
- Avaliação e intervenção em Necessidades Educativas Especiais, com especial destaque para as perturbações da leitura;
- Planeamento e implementação de programas de prevenção de indisciplina e violência em contexto educativo;
- Planeamento e implementação de programas de Educação Sexual em contexto educativo;
- Avaliação e intervenção psicológica em orientação vocacional;
- Utilizar e/ou potencializar meios de comunicação digital e tecnologia no geral, com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes;
- Fornecer aconselhamento e orientação a pais e professores sobre a melhor forma de ajudarem crianças e adolescentes a gerir a sua interação com tecnologia e prevenir comportamentos de risco associados à utilização da mesma;
- Avaliação e intervenção sobre os métodos e técnicas de estudo, com o objetivo de promover, paralelamente, o rendimento académico e o ajustamento psicológico e social;
- Avaliação do funcionamento familiar e intervenção na parentalidade;
- Planeamento e aplicação de programas de aprendizagem socioemocional e gestão emocional para alunos e agentes educativos, para promover a saúde psicológica dos elementos do contexto escolar e criar ambientes escolares saudáveis, seguros e empáticos;
- Adquirir conhecimentos aprofundados sobre a metodologia e técnica inerente a modelos educativos alternativos, nomeadamente o modelo MONTESSORI, que permitam a criação de programas de intervenção ou a introdução de medidas educativas inovadoras nos seus contextos de trabalho, baseadas em modelos educativos alternativos de comprovada eficácia.