Comentários sobre Especialização Avançada em Terapias de Terceira Geração - Online
- Sessão de abertura
- Breve apresentação das Terapias de 1ª e 2ª Geração
- Contexto de emergência das Terapias de Terceira Geração
- Breve apresentação das Terapias de 1ª e 2ª Geração
- Pontos de convergência e similaridades e diferenças
- Caraterísticas das Terapias de Terceira Geração;
- Mindfulness: origens e teorias
- A prática de mindfulness
- Mecanismos de funcionamento do Mindfulness (regulação da atenção, regulação emocional e self-awareness)
- Aplicações clínicas e de saúde das abordagens baseadas no mindfulness (MBSR e MBCT);
- Sessão de acompanhamento
- Introdução teórica ao conceito de mindfulness:
- a) Etimologia e definição de mindfulness
- b) Operacionalização do constructo de mindfulness
- c) Raízes históricas do mindfulness no Budismo
- d) A meditação e a sua relação com o mindfulness
- O estado actual da investigação do mindfulness
- A aplicação clínica do mindfulness:
- a) A relevância clínica dos programas de mindfulness
- b) Principais mecanismos de mudança dos programas de mindfulness
- c) Aspectos ligados à avaliação clínica do mindfulness
- d) Especificidades na formulação de problemas clínicos e planos de tratamento
- e) Racional para a integração do mindfulness na intervenção clínica
- f) Variáveis associadas ao terapeuta/facilitador da intervenção e o caso particular dos profissionais de saúde
- Programas de intervenção clínica baseado no treino de mindfulness: o caso da Redução do Stress Baseada no Mindfulness (Mindfulness-Based Stress Reduction, MBSR)
- a) Origem e desenvolvimento do programa
- b) A estrutura de oito semanas do MBSR
- c) Principais métodos e características do programa
- d) Objectivos e conteúdos de cada sessão
- e) Desenvolvimento e aplicação do programa a condições, populações e contextos específicos
- A prática de mindfulness
- a) Os quatro pilares fundamentais da prática de mindfulness
- b) A importância do compromisso com uma prática regular
- c) Factores atitudinais subjacentes à prática de mindfulness
- d) Mindfulness informal: a prática no dia-a-dia
- e) Mindfulness formal: prática sentada e em movimento
- f) Instruções essenciais e exercícios guiados;
- Natureza da mente vs. piloto automático
- Importância da aceitação
- Prática experiencial de diversos exercícios de mindfulness (respiração, corpo, emoções, pensamentos)
- A amabilidade e a compaixão
- Sistematização do MBCT fundamentos científicos e aplicações;
- Introdução teórica
- a) Definição do conceito de stress ocupacional
- b) A resposta de stress
- c) Fatores de risco associados ao stress ocupacional
- i. Fatores individuais
- ii. Fatores contextuais
- d) Burnout
- Intervenção no burnout e stress ocupacional
- a) Intervenções baseadas nas Terapias de Terceira Geração
- i. Estudo de caso de uma intervenção baseada no mindfulness com enfermeiros;
- A regulação emocional enquanto processo transdiagnóstico
- A regulação emocional segundo diferentes orientações teóricas: as terapias cognitivo-comportamentais clássicas versus as terapias de terceira geração
- Uma abordagem “meta-experiencial” da emoção: a Terapia dos Esquemas Emocionais
- Aplicação da Terapia dos Esquemas Emocionais à prática clínica, nomeadamente, no tratamento das perturbações ansiosas, depressivas e de personalidade
- Exercícios e técnicas terapêuticas que visam fomentar a compreensão, discriminação, expressão e normalização das experiências emocionais
- A importância da integração de técnicas de validação emocional nos protocolos de intervenção clínica;
- Sessão de acompanhamento
- Contextualismo Funcional e Teoria das Molduras Relacionais
- Papel da linguagem (e suas implicações) para o sofrimento humano
- Processos de inflexibilidade psicológica e sua relação com a psicopatologia - dados empíricos
- Avaliação e Formulação em ACT
- A importância da Agenda do Controlo (desesperança criativa)
- O movimento fluído nos 6 processos psicológicos (modelo hexagonal)
- O modelo ACT para o Tratamento
- Aplicação dos exercícios, práticas e metáforas;
- ACT na Depressão e Bipolaridade Estado de Humor: o que o torna tão deprimente e/ou eufórico?
- Processos patogénicos presentes
- Avaliação dos Processos Nucleares
- Formulação e Conceptualização em ACT
- Aprender a mover-se nos processos ACT (na depressão e bipolaridade)
- Identificar barreiras e obstáculos no doente e no terapeuta;
- Introdução aos fundamentos teóricos da ACT
- Teoria do marco relacional (RFT)
- Modelo de inflexibilidade psicológica: domínio do passado e futuro, evitamento experiencial, fusão cognitiva, eu conceptualizado, ausência de valores e ação sem eficácia
- Modelo de flexibilidade psicológica: aceitação, desfusão cognitiva, conexão com o momento presente, valores e compromisso com a ação
- Desesperança criativa
- ´Aprender a viver´ com Dor Crónica – aceitação, desfusão cognitiva e mindfulness
- Valores e ações
- Ações na direção dos valores
- Compromisso com as ações;
- A perspetiva do Modelo Evolucionário Biopsicossocial sobre a psicopatologia. A Teoria das Mentalidades Sociais
- Os três sistemas de regulação do afeto e o papel das experiências precoces no seu desenvolvimento
- Habilidades cognitivas envolvidas na compreensão da experiência do eu na mente do outro e da construção da autoidentidade
- A mentalidade de posto social e a emergência da vergonha como uma resposta defensiva à ameaça ou experiência real de rejeição e desvalorização social. O foco atencional e as estratégias defensivas: comparação social, submissão e autocriticismo.
- A mentalidade de prestação de cuidados e o papel da vinculação na emergência de sentimentos de cuidar e ser cuidado, de segurança e afiliação
- O papel protetor da auto-compaixão: a importância de cultivar um Eu compassivo na relação com os outros e com próprio
- Objetivos, técnicas e exercícios terapêuticos que compõem o protocolo da TFC;
- O modelo transdiagnóstico para as Perturbações Alimentares
- Aplicação da TFC para as Perturbações Alimentares e Obesidade e suas adaptações
- Para além da vergonha e do autocriticismo: o papel do orgulho no tratamento das Perturbações Alimentares
- O funcionamento dos 3 ciclos de regulação do afeto
- Padrões alimentares desorganizados e comportamentos compensatórios
- A Terapia Focada na Compaixão para as perturbações alimentares passo a passo
- As 4 fases do tratamento: técnicas e objetivos;
- As perturbações Psicóticas – breve introdução
- A intervenção psicoterapêutica nas perturbações psicóticas e contextualização da evolução para as Terapias de Terceira Geração na Psicose
- a) Limitações apontadas à terapia cognitivo-comportamental “clássica” na psicose
- b) Potencialidades das terapias de terceira geração na psicose
- Intervenções baseadas no Mindfulness para a psicose
- a) Racional teórico subjacente à intervenção na psicose
- b) Estado da arte e programas com estudos de eficácia
- i. A intervenção em grupo
- c) Adaptações e especificidades na prática experiencial
- d) Competências de intervenção
- Terapia de Aceitação e Compromisso para a Psicose
- a) Racional teórico subjacente à intervenção na psicose
- b) O evitamento experiencial na base e manutenção dos sintomas psicóticos
- c) Estudos de eficácia
- d) Competências de intervenção
- Terapia focada na Compaixão
- a) Racional teórico subjacente à intervenção na psicose
- b) Investigação empírica na base da aplicação à psicose
- c) A compaixão como processo protetor
- d) Adaptações e especificidades na prática experiencial
- e) Intervenção em grupo e intervenção individual
- f) Estudos de eficácia
- g) Competências de intervenção;
- Modelo Evolucionário e Psicopatologia da Personalidade. Sistemas de Regulação de Afeto e traços de personalidade inflexíveis
- Relação entre os Medos da compaixão e as dificuldades intrapessoais e interpessoais
- Avaliação e análise funcional em TFC
- Aplicação de exercícios, práticas de compaixão e autocompaixão. A utilização do exercício das cadeiras para abordar os múltiplos eus possíveis;
- Conceptualização das dificuldades psicológicas na adolescência segundo as Terapias de 3ª geração
- As adaptações desenvolvimentais das intervenções baseadas no Mindfulness e na Compaixão
- Intervenções baseadas no Mindfulness e na Compaixão para a adolescência, contemplando quer a sua conceptualização teórica quer a sua aplicação prática
- Aplicação das estratégias terapêuticas;
- Discussão de casos clínicos (vários quadros psicopatológicos) e sua leitura à luz das Terapias de Terceira Geração
- Avaliação e elaboração de formulações (treino)
- Aplicação e treino dos protocolos de tratamento
- Sessão de encerramento;
Outro curso relacionado com psicologia - cognitiva
Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
Solicite informaçãoCentro: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Solicite informaçãoMestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Centro: UFP - Universidade Fernando Pessoa
Solicite informaçãoMestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime
Centro: UFP - Universidade Fernando Pessoa
Solicite informaçãoPós-graduação em Estados Modificados de Consciência na Clínica
Centro: UFP - Universidade Fernando Pessoa
Solicite informaçãoPós-Graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
Centro: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
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