Objectivos
O arquitecto paisagista possui um a formação que integra as artes, as ciências naturais e as ciências sociais, de modo a adquirir competências para o estudo e intervenção na paisagem urbana, rural e natural. As aulas de projecto e de ordenamento do território são a essência da sua formação, secundadas por disciplinas das áreas artísticas, científicas, técnicas e sociais.
O âmbito do exercício da profissão é vasto, incluindo espaços verdes públicos, espaços urbanos, jardins particulares, recuperação de jardins históricos, empreendimentos turísticos e espaços de lazer, recuperação de paisagens degradadas, integração de infra-estruturas, planos de ordenamento territorial e projectos de gestão de áreas naturais e paisagens protegidas. Dada a sua formação holística o arquitecto paisagista é um elemento fundamental nas equipas técnicas pluridisciplinares. Alunos com vocação para arquitectura e design, com uma forte sensibilidade ecológica, gosto pelas ciências naturais e capacidade criativa para propor soluções inovadoras aplicáveis aos problemas actuais das paisagens urbanas, rurais e naturais são os potenciais candidatos a esta licenciatura.
A licenciatura em Arquitectura Paisagista da Universidade do Algarve tem a duração de 3 anos e encontra-se adequada ao processo de Bolonha. Obtida a licenciatura o aluno poderá optar pela realização de um Mestrado (2.º ciclo), com a duração de 2 anos. Estes 5 anos de formação são reconhecidos pela APAP (Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas) e pela EFLA (European Foundation of Landscape Architecture), permitindo assim o exercício profissional com o Arquitecto Paisagista.