Comentários sobre Licenciatura em Engenharia Biotecnológica [FEG] - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa
-
Objectivos
As Indústrias Biotecnológicas são hoje em dia cada vez mais diversificadas e polivalentes abrangendo áreas que vão da Química à Medicina. A Biotecnologia com o seu caráter marcadamente transversal é uma área de conhecimento que tem ganho uma crescente e considerável implementação no setor industrial numa sociedade em rápida mutação tecnológica.
Esta característica permite-lhe ter uma contribuição preponderante a diversos níveis noutras áreas de conhecimento, como no desenvolvimento de tecnologias e métodos, na resolução de problemas nas áreas de Genética, Bioquímica, Imunologia, Enzimologia, na Indústria Alimentar, Análises Clínicas e Químicas, Tecnologias Forenses, e no Ambiente, entre outras.
Este curso inovador ministrado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, quase único em Portugal, é cada ano atualizado com a inserção no plano de estudos de novas opções curriculares, com forte componente prática, pretendendo desta forma responder às necessidades da indústria nacional e internacional cada vez mais direcionadas para o desenvolvimento e aplicação/implementação de novas tecnologias.
-
Dirigido a
Devido à sua formação polivalente e diversificada, o Engenheiro Biotecnológico pode enveredar por carreiras em vários domínios:
- Investigação e coordenação de projetos;
- Educação. Indústrias;
- Ambiente (Bioenergias);
- Agroalimentares;
- Farmacêuticas;
- Cosméticos, entre outras;
- Hospitalar (Laboratórios em Análises Clínicas, Infeções hospitalares);
- Laboratórios em Tecnologias Forenses (PJ);
- Jornalismo em revistas científicas.
-
Conteúdo
O curso de licenciatura em Engenharia Biotecnológica da Universidade Lusófona pretende formar profissionais numa área atualmente prioritária, a Biotecnologia, a nível nacional e europeu, e até mesmo mundial. As indústrias são cada vez mais diversificadas e polivalentes abrangendo áreas que vão desde a Química (Biotransformação de moléculas via enzimática, Bioremediação) até a Medicina. A Biotecnologia com o seu carácter marcadamente transversal é uma área de conhecimento que ganhou uma crescente e considerável implementação no setor industrial numa sociedade em rápida mutação tecnológica. Esta característica permite-lhe uma contribuição preponderante a diversos níveis, como no desenvolvimento de tecnologias e métodos, na resolução de problemas, na criação de novos processos verdes e bioprocessos.Este curso inovador, liderado por uma equipa de docentes doutorados/investigadores integrados em centros de investigação de excelência, de elevado perfil profissional ministrado na Universidade Lusófona, foi atualizado com a inserção no novo plano de estudos de novas disciplinas de ponta e um projeto a realizar no 3º ano, pretendendo desta forma responder às necessidades da indústria nacional e internacional cada vez mais direcionadas para o desenvolvimento e aplicação/implementação de novas tecnologias.