A graduação em Ciências do Patromónio da Universidade Lusíada de Lisboa mostra-se adaptada ao Processo de Bolonha.
Este curso foi organizado de forma a ministrar uma formação académica qualificada e adequada num sector, o património cultural, cuja importância se tem vindo a acentuar entre nós e onde a Universidade Lusíada tem já uma vasta intervenção, a nível nacional e internacional.
A notória carência de técnicos qualificados e a previsível necessidade de profissionais prontos a intervir de um modo cada vez mais especializado na investigação, gestão e valorização do património cultural português leva-nos a propor uma formação universitária específica com a utilização de estruturas didáticas inovadoras.
Os futuros licenciados em Ciências do Património ficarão dotados de uma sólida formação que lhes permitirá enquadrar e dar resposta aos problemas que surgem nestes domínios, tornando-os aptos desde logo a ingressar no mercado de trabalho com uma sensível especialização, que poderá ainda ser a base adequada aos cursos de pós-graduação.
Saídas Profissionais
O plano de estudos da licenciatura em Ciências do Património permite a formação de técnicos versáteis, capazes de se enquadrar num vasto leque de perfis profissionais, públicos e privados, entre os quais:
- - Administração de zonas históricas;
- - Análise de projectos de organizações culturais;
- - Consultadoria de construção civil;
- - Empresas de engenharia ambiental;
- - Ensino e investigação;
- - Galerias de exposições;
- - Gestão e conservação do património;
- - Planeamento, gestão e avaliação de projectos culturais;
- - Preservação e conservação do património documental em arquivos;
- - Preservação e conservação do património documental em bibliotecas;
- - Unidades de gestão do património em autarquias locais.