Apresentação do Curso
A importância da Química, no quotidiano das Sociedades e dos Indivíduos, é indiscutível.
O grande desenvolvimento dos equipamentos de análise e de síntese, dos meios e métodos informáticos e do conhecimento têm promovido a importância acrescida da Química, ramo do saber onde se misturam de forma aprofundada os conceitos teóricos e abstractos e a experimentação.
O conjunto das áreas de actividade que recorrem à Química como suporte é cada vez mais alargado. À actividade laboratorial de apoio ao processo industrial junta-se hoje, com importância crescente, um conjunto de actividades no âmbito da preservação do ambiente e da qualidade de vida.
O tratamento dos
resíduos industriais - sólidos, líquidos e gasosos, recorre, na generalidade, a processos químicos; o controlo e limitação dos danos causados pela poluição recorre, amiúde, aos processos químicos; o controlo de qualidade dos produtos naturais e manufacturados recorre a processos, fundamentalmente, químicos; a promoção do progresso e a salvaguarda da vida humana recorre a processos químicos.
Estudos Futuros
A Licenciatura em Ciências Naturais – Química habilita à frequência de um Mestrado (Diploma de 2º Ciclo) na área das Engenharias e Ciências Naturais, que não necessariamente na área principal de formação da Licenciatura.
Docentes
O corpo docente da Licenciatura é constituído na sua larga maioria por Doutores e Mestres, os quais estão também envolvidos em projectos de Investigação e Desenvolvimento nas várias áreas científicas envolvidas, assegurando assim a qualidade e coerência científica de um curso motivante, academicamente exigente, e profissionalmente compensador.
Objectivos Específicos
- Desenvolvimento da capacidade de análise de situações e de sistemas naturais.
- Desenvolvimento da capacidade de execução de trabalhos laboratoriais no âmbito da Química, quer no contexto da aplicação de técnicas, quer no âmbito de programas de inovação e desenvolvimento.
- Desenvolvimento da capacidade de recolha e tratamento de dados e criação de informação.
- Desenvolvimento da capacidade de realização autónoma de estudos e projectos de investigação e desenvolvimento.
- Desenvolvimento da capacidade de aplicação prática dos conhecimentos na resolução de problemas.
- Conhecimento e utilização de linguagens de programação e de ferramentas computacionais na resolução de problemas e no apoio à modelação, simulação e decisão.