Licenciatura em Comunicação Empresarial

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  • Objectivos
    A Licenciatura do ISCEM em Comunicação Empresarial têm como principal objectivo formar quadros de elevado nível de qualificação, capazes de responder com dinamismo e eficácia aos problemas relacionados com as diversas áreas da comunicação e do marketing.

    Assim, durante três anos, os estudantes são levados a explorar novos caminhos para vencer no mercado do Marketing, da Publicidade, das Relações Públicas e do Jornalismo. Isto através de um interface com as empresas de que são exemplos, as Portas Abertas os Estágios e Ateliers.


    No 2º ano e 3º ano, os alunos estão em contacto com o tecido empresarial realizando estágios integrados e resolvendo Case Study, em regime de Ateliers.

    O projecto pedagógico do ISCEM integra o espírito de mobilidade de estudantes e a troca de experiências com países da Europa e terceiros, contribuindo para a constituição da Área Europeia de Ensino Superior, ao promover a cooperação inter-institucional, com vista ao estabelecimento de critérios e metodologias comparáveis e as dimensões europeias do ensino superior: desenvolvimento curricular, esquemas de mobilidade integrados de estudo, formação e investigação.
  • Dirigido a
    Condições de Candidatura 2012/2013


    Para a candidatura ao Curso de Comunicação Empresarial, os candidatos devem preencher cumulativamente as seguintes condições:

    a) Titularidade de um diploma de ensino secundário ou equivalente

    b) Obtenção, na prova de ingresso exigida pelo curso a que se candidatam, de classificação igual à classificação mínima.

    Provas de Ingresso

    a) Uma das provas: ou Português(18), ou Geografia(09) ou História(11)

    b) Os exames nacionais do ensino secundário realizados nos anos lectivos de 2009/2010 e/ou 2010/2011, constantes do anexo II da presente Deliberação, podem ser utilizados para satisfazer provas de ingresso que sejam exigidas para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano lectivo de 2011/2012. Equivalências: Deliberação nº3-2008.pdf

    c) Os exames nacionais do ensino secundário, podem ser utilizados como provas de ingresso no âmbito da candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano da sua realização, e nos dois anos seguintes. Deliberação nº7-2006.

    Fórmula de Nota de Candidatura

    a) Classificação final do ensino secundário, com um peso de 65%

    b) Classificação da prova de ingresso, com um peso de 35%

    c) Não há pré-requisitos

    Classificações mínimas fixadas

    Em cumprimento do disposto no Decreto-Lei Nº 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelo Decreto-Lei Nº99/99, de 30 de Março e pelo Decreto-Lei Nº 26/2003, de 7 de Fevereiro, as classificações mínimas fixadas para selecção dos candidatos são:

    Nota Mínima da Prova de Ingresso: 9,5 valores

    Nota Mínima de Candidatura: 9,5 valores

    Número de vagas proposto

    Em cumprimento do disposto no Decreto-Lei Nº 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelo Decreto-Lei Nº99/99 de 30 de Março, e pelo Decreto-Lei 26/2003, de 7 de Fevereiro, o número de vagas proposto:

    COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL (9053) = 90 (noventa)

    Maiores de 23 anos

    Não é obrigatório serem titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.

    Número de vagas fixados para os Concursos Especiais para o ano lectivo de 2011/2012.(Decreto-Lei Nº 393-B/99, de 2 de Outubro)

    1. Exame de avaliação de capacidades para o acesso ao ensino superior de maiores de 23 anos - Decreto-Lei n.o 64/2006 de 21 de Março

    2. Titulares de cursos superiores, médios e pós-secundários

    3. Número de vagas fixado para os Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência (Portaria 401/207 de 5 de Abril)Licenciatura em Comunicação Empresarial

    COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL (9053) 20% das vagas atribuídas a este curso para o concurso de acesso e ingresso ao Ensino Superior = 18 (dezoito)
  • Titulação
    Licenciatura-1º Ciclo
  • Conteúdo

    Licenciatura em Comunicação Empresarial


    1º Ano


    1º Semestre

    Com. Empresarial e RP

    Introdução ao Marketing

    Técnicas de Comunicação

    História e Filosofia da Comunicação

    Jornalismo Escrito

    Informática

    2º Semestre

    Psicossociologia do Consumidor

    Economia

    Métodos Quantitativos

    Publicidade

    Inglês Empresarial

    Técnicas de Jornalismo

    Mini-projecto – Portas Abertas

     

    2º Ano

    1º Semestre

    Comunicação Institucional

    Planeamento de Marketing

    Edição e Design

    Jornalismo online e Radiofónico

    Comunicação Comercial

    Projecto de Comunicação – Atelier

    Estágios



    2º Semestre

    Comunicação Interna

    Estudos de Mercado

    Organização Empresarial

    Espanhol Empresarial

    Comunicação de Produto

    Projecto de Comunicação – Atelier

    Estágios

     

    3º Ano

    1º Semestre

    Jornalismo Televisivo

    Comunicação Pública e Política

    Direito da Comunicação

    Comunicação de Eventos

    Inst. Econ. e Políticas Europeias

    Projecto de Comunicação – Atelier

    Estágios

    2º Semestre

    Comunicação Estrat. Com os Media

    CRM

    Planeamento de Meios

    Gestão de Recursos Humanos

    Estratégia Empresarial

    Projecto de Comunicação - Atelier

    Estágios

     


     

     

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