Objectivos
O Design de Produtos é um factor decisivo para o aumento da competitividade e dos lucros na actividade industrial, na medida em que materializa e humaniza a inovação tecnológica, contribui significativamente para a qualidade, produtividade e valorização do produto final, promovendo uma convergência de interesses entre produtores e consumidores. Neste sentido o Design e Desenvolvimento de Produtos, assume-se como vector estruturante na capacidade de criação de produtos com marca e imagem própria, que se possam diferenciar positivamente na cultura material que caracteriza a actualidade. Empresas ligadas aos sectores do mobiliário, vidro, cerâmica, vestuário, transportes são exemplos demonstrativos destes pressupostos. É neste contexto que o ciclo de estudos conducente ao grau de Licenciatura em Design e Desenvolvimento de Produtos está organizado de modo a formar profissionais capazes de conceber, desenvolver, adaptar, evoluir e/ou gerir linhas de produtos, comunicações gráficas tridimensionais e ambientes.
Conteúdo
Saídas Profissionais
A actividade profissional pode ser desenvolvida em gabinetes criativos sob a forma de profissional liberal ou por conta de outrem. É possível exercer a actividade de Designer de Produtos em empresas, indústrias, agências de publicidade, museus, câmaras municipais e todas a áreas associadas à concepção e gestão de produtos nos vários domínios do design, de entre os quais se destacam:
• Concepção de produtos e serviços para a indústria nos quais se inserem mobiliário, transportes, iluminação, equipamentos de cerâmica, vidro, têxtil, plástico, metalúrgica, entre outros;
• Produção de campanhas comerciais como cartazes, embalagens, stands de apresentação;
• Design de ambientes e todos os domínios a ele associados tais como exposições temporárias, organização espacial de Museus, espaços comerciais, sinalética, design urbano;
• Consultoria em departamentos de desenvolvimento de produtos;
• Modelação e animação tridimensional virtual para publicidade, gabinetes de arquitectura, e áreas de entretenimento.