Apresentação
A
graduação em Economia da Universidade Lusíada de Lisboa mostra-se adaptada ao Processo de Bolonha.
A experiência vivida e as transformações ocorridas nos últimos anos no quadro económico, social, financeiro e político mundial aconselham uma alteração nos temas tradicionais do ensino nos vários cursos universitários. Foi precisamente com esse propósito de actualização permanente que os responsáveis pela Universidade Lusíada propuseram e oportunamente concretizaram algumas alterações curriculares nos cursos nela ministrados.
No que diz respeito em particular ao curso de Economia, é facto que os novos sectores da economia foram igualmente afectados, em especial no domínio da macroeconomia e no âmbito das trocas internacionais, devido à formação de regiões económicas cada vez mais vastas.
Simultaneamente, a revolução operada nos espaços de orientação das economias de direcção central e a importância progressiva das economias de mercado, determinaram uma atenção mais profunda ao funcionamento da empresa, às exigências da cooperação internacional e ao aperfeiçoamento da acção do Estado no campo económico, financeiro e social. São essencialmente estes factores determinantes que conduziram os responsáveis da Universidade Lusíada a estabelecerem a presente estrutura curricular do curso de Economia, organizado em três anos.
A presente estrutura curricular, mesmo obedecendo a estes parâmetros, é necessariamente acompanhada com outros projectos, quer através de Estudos de Pós-graduação destinados a aprofundar os conhecimentos de docentes e discentes.
Saídas Profissionais
O plano de estudos da
licenciatura em Economia permite a formação de técnicos versáteis, capazes de se enquadrar num vasto leque de perfis profissionais, públicos e privados, entre os quais:
- - Analista de macroeconomia e microeconomia;
- - Consultor económico;
- - Coordenador de projectos de desenvolvimento;
- - Economista;
- - Ensino e investigação;
- - Jornalista económico;
- - Técnico em agências de desenvolvimento regional;
- - Técnico em serviços de planeamento e instituições financeiras.