Objectivos
O ciclo de estudos tem por finalidade assegurar que os Estudantes adquiram uma sólida formação científica, técnica, ética e relacional adequada à prestação de cuidados de enfermagem aos diferentes níveis de prevenção, dirigidos ao indivíduo, à família e à comunidade, por forma a que no fim do 1º ciclo de estudos fiquem habilitados a:
a) prestar e gerir cuidados de enfermagem gerais à pessoa ao longo do ciclo vital, à família, aos grupos e comunidades, aos três níveis de prevenção em saúde (primária, secundária e terciária);
b) participar na gestão dos serviços, unidades ou estabelecimentos de saúde;
c)participar na formação de enfermeiros e de outros profissionais de saúde;
d)desenvolver competências e práticas inovadoras na área da formação e educação para a saúde;
e)utilizar adequadamente as tecnologias da informação e comunicação em enfermagem;
f)colaborar no desenvolvimento da profissão pelo pensamento crítico e investigação;
g)desenvolver a prática de investigação científica no âmbito da Enfermagem, em particular, e da Saúde, em geral;
h)exercer enfermagem pautada pelos valores da profissão e princípios da Cruz vermelha, Direito Internacional, convenções de Genebra e protocolos adicionais.
A desagregação desta finalidade em objectivos educacionais tem em consideração as 96 competências que a Ordem dos Enfermeiros Portugueses estabelece para o enfermeiro de cuidados gerais..
Formar enfermeiros com capacidade para participar na gestão de serviços de enfermagem, no ensino relacionado com a respectiva área de trabalho e em trabalhos de investigação em enfermagem.
Formar enfermeiros aptos para o exercício da sua profissão, no respeito pelos princípios e actividades da Cruz Vermelha.
Curso conferente de Grau Académico (Decreto-Lei n. 74/2006, 24 de março, na redação dada pelas suas alterações subsequentes).
A sua titularidade confere o acesso à profissão de Enfermeiro.