Objectivos
O curso em Engenharia dos Recursos Florestais tem por objectivo formar profissionais com capacidade para responder às necessidades polivalentes do desenvolvimento sustentável dos múltiplos recursos florestais, exigidas por uma sociedade actual e moderna. O curso conta com um plano de estudos diversificado que promove e estimula a independência, o pensamento criativo, e proporciona aos formandos uma perspectiva alargada dos espaços e dos recursos florestais, do homem e da sua relação com a sociedade, o território e o ambiente. O plano de estudos aprofunda a cultura profissional e treina a capacidade de argumentação, discutindo assuntos de debate contemporâneo. Estimula as capacidades de trabalho em equipa e a criatividade, em disciplinas integrativas onde aplicam os conhecimentos à resolução de problemas concretos. As disciplinas optativas, definidas anualmente, e o estágio no último ano do plano de estudos conferem acrescida flexibilidade à estrutura curricular do curso, permitindo a sua adaptação às necessidades do mercado e às expectativas dos alunos.
Conteúdo
SAÍDAS PROFISSIONAIS
As competências adquiridas durante o curso habilitam os jovens que o concluem para o exercício de actividades na área da gestão dos recursos naturais, com particular ênfase nos recursos florestais e no ordenamento do território.
Uma da características mais marcantes do curso assenta na capacidade conferida aos seus formandos para intervir em processos de gestão florestal sustentável e sua certificação (concepção e operacionalização), da certificação ambiental, e da prevenção de incêndios florestais.
Entre as principais saídas profissionais podem referir-se:
• Gestão Sustentável de Recursos Florestais (projecto, operacionalização, consultoria, ...);
• Certificação da Gestão Florestal Sustentável (instrução do processo, monitorização, consultoria, ...);
• Técnico Superior (Direcção Geral dos Recursos Florestais, Instituto da Conservação da Natureza, Câmaras Municipais, incluindo os respectivos Gabinetes Técnicos Florestais, direcções Regionais de Agricultura, IFADAP, Serviço Nacional de
Bombeiros e de Protecção Civil...
• Engenheiro Florestal em Associações de Produtores Florestais (gestão sustentável de recursos florestais, ...);
• Engenheiro Florestal em profissão liberal (projectista, consultor, na área de gestão de recursos, ...);
• Empresário florestal (prestador de serviços: projecto, operações, exploração, ...);
• Engenheiro Florestal em Empresas Industriais (planeamento, gestão sustentável de recursos florestais, exploração florestal, ...);
• Outras que exijam as competências que caracterizam os licenciados com o perfil do licenciado em Engenharia dos Recursos Florestais da Escola Superior Agrária de Coimbra.
DIPLOMA
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais
• Duração: 3 anos
Horário
• Diurno