Apresentação
A Licenciatura em Estudos Lusófonos pretende colmatar uma lacuna que existe no quadro das várias licenciaturas portuguesas, quer no sector público quer no sector privado e designa uma área de estudos aprofundados em lusofonia e espaço lusófono, isto é, Portugal e todos os países e povos de língua portuguesa.
Pretende ainda criar as bases teóricas e práticas da “Lusofonia” e do “Espaço Lusófono”, no âmbito da “Globalização Societal Contemporânea”. Esta licenciatura pretende, assim, intensificar um inter-relacionamento efectivo de Portugal e dos demais países lusófonos com todas as comunidades portuguesas e lusófonas espalhadas pelo mundo, e formar os Recursos Humanos necessários à efectivação geoestratégica da C.P.L.P. – Comunidade dos Países e Povos de Língua Portuguesa.
Este ciclo oferece para outros cursos cinco minores*: “Estudos Brasileiros”, “Estudos Africanos”, “Estudos Timorenses e Luso-Asiáticos”, “Estudos Galegos” e em “Desenvolvimento e Cooperação Inter-Lusófona”.
Cada um dos minores obriga à frequência de Unidades Curriculares específicas e Unidades Curriculares de opção a serem seleccionadas da Estrutura Curricular do Major, de acordo com os quadros infra apresentados.