Objectivos
A licenciatura em Património Cultural (Artístico, Histórico e Arqueológico) é um curso de 1.º ciclo que se desenvolve em três anos segundo os critérios do Processo de Bolonha. Pretende formar profissionais habilitados, científica e tecnicamente, na inventariação, preservação e valorização do património construído, arqueológico e histórico do País. Este curso enquadra-se e surge como resposta ao progressivo interesse e preocupações sentidas nas duas últimas décadas, em Portugal e na Europa, pelas problemáticas patrimoniais, bem corporizadas em recentes planos e programas de desenvolvimento e ordenamento regionais ou nacionais onde o património natural e cultural é reconhecido como factor de diferenciação potenciador de desenvolvimento.
O graduado do curso de Património Cultural deverá ter a capacidade para recolher, seleccionar, interpretar e avaliar todos os dados referentes à área científica em questão, de forma a poder fazer diagnósticos correctos, actuar responsavelmente e com os devidos conhecimentos científicos, técnicos, sociais e éticos, bem como reencaminhar e saber dialogar com peritos em áreas de intervenção específicas.
Estas competências permitirão o exercício de qualidade num campo de conhecimento vastíssimo, como é o do Património Cultural. O curso, para além de um percurso geral, oferece ao estudante a possibilidade de optar pelos percursos artístico, histórico ou arqueológico, de acordo com a escolha das disciplinas de opção.