Licenciatura em Sociologia

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  • Objectivos
    O curso de Sociologia da Universidade do Algarve fornece uma formação de base aos futuros profissionais que os habilita a analisar criticamente os processos sociais da contemporaneidade e a formular diagnósticos susceptíveis de apoiar a tomada de decisões no que diz respeito à intervenção na sociedade actual. Sendo um curso assumidamente de «banda larga», constitui uma formação universitária simultaneamente teórica e metodologicamente sólida, mas também suficientemente flexível para se adaptar às transformações sociais e às consequentes mudanças no mercado de trabalho. Os objectivos do Curso de Sociologia traduzem, assim, uma clara intenção de combinar as dimensões científica, cultural e profissionalizante. Trata-se de um curso de 1.º ciclo que, para além de possibilitar uma primeira inserção profissional, constitui uma primeira etapa da «fileira» da formação universitária, por forma a permitir - e a estimular - a continuação dos estudos, seja num a especialização no domínio da Sociologia, noutros domínios das Ciências Sociais, ou mesmo numa profissionalização mais qualificada. Os alunos são incentivados a realizar um período de estudos numa outra instituição de ensino superior ao abrigo dos vários protocolos de cooperação existentes com universidades nacionais e estrangeiras.
  • Titulação
    Licenciatura em Sociologia
  • Conteúdo

    Saídas Profissionais


    Os licenciados em Sociologia estão particularmente vocacionados para intervir em domínios com o:
    - Instituições estatais e serviços centrais de planeamento e ordenamento do território, da educação, da justiça, da habitação, da segurança social, da saúde, da cultura, de estatística e demografia, etc;
    - Organismos regionais de planeamento e ordenamento urbano ou do território, autarquias, direcções regionais do ambiente, da saúde, da segurança social, do ensino, da cultura, do turismo, etc;
    - Empresas em geral e, em particular, aquelas que actuam nos domínios dos estudos de mercado, da prospecção da opinião pública, da comunicação e da arte, etc., ou departamentos empresariais nas áreas dos recursos humanos, assessoria, imagem, planeamento estratégico, etc; - Organizações não governamentais e IPSS com actuação nas áreas sociais.

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