Objectivos
O Curso de Turismo e Lazer visa preparar quadros técnicos superiores (grau de licenciatura) para a actividade turística nacional, num sector económico onde a formação superior é ainda deficitária. O Curso propõe uma formação genérica em línguas estrangeiras e portuguesa, desenvolvimento e planeamento, gestão e marketing, geografia e história, matemática e estatística, ciências sociais e direito, e as específicas e práticas sobre as diversas actividades e segmentos da actividade turística.
A estrutura seleccionada visa preparar esses quadros técnicos superiores para exercer funções aos níveis técnico e de supervisão em diversos sectores da complexa indústria turística e da administração pública regional e nacional do turismo. Este objectivo fundamenta-se, assim: no fornecimento de uma sólida formação nos domínios económico, sócio-cultural e ambiental, tendo em vista o melhor conhecimento do funcionamento do sector do turismo e da sua importância para os processos de desenvolvimento regional e de ordenamento do território; na valorização do conhecimento técnico, prático e aplicado, com vista à integração profissional nos sectores público e privado do Turismo; no proporcionar de bases sólidas para o conhecimento regional (Serra da Estrela) e nacional do território, dos seus recursos e potencialidades para a actividade turística, no quadro de um desenvolvimento integrado e sustentado, económica, social e ambientalmente.
O Curso de Turismo e Lazer valoriza a formação mais adequada para o exercício de uma actividade de carácter profissional num dos vários sectores da indústria do turismo. A finalidade é garantir uma formação que inclua os conhecimentos e saberes próprios das actividades turísticas e lúdicas, de acordo com o perfil do diplomado. No plano de estudo destaca-se a importância das áreas científicas de Turismo (36%), e a de Hotelaria (4%) e, ainda, as unidades curriculares optativas, por aplicarem conhecimentos das disciplinas tradicionais à área do conhecimento do Turismo, com vista a fomentar uma visão multidisciplinar do fenómeno turístico. Em particular, destacam-se as unidades curriculares de Prática Profissional, por possuírem um carácter essencialmente aplicado.