Master em Indústria Alimentar.
A Indústria Alimentar encontra-se imersa num forte processo de transformação, com regras cada vez mais exigentes em matéria de fabrico, controlo e segurança dos produtos.
Por isso mesmo, há que adotar novos sistemas de controlo e garantia da qualidade dos produtos alimentares. Em conjunto com o Sistema de Análise de Perigos e Pontos de Controlo Críticos (APPCC), de implementação obrigatória para todas as Indústrias Alimentares no âmbito da União Europeia, e com extensão para inúmeros países fora da Europa, encontram-se as normas da série ISO 9000:2000, de implementação voluntária, com extensão a nível mundial, para a articulação do Sistema de Gestão da Qualidade.
Assim, juntamente com a criação da Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica (ASAE), a implementação da norma ISO 22000, supõem o surgimento de uma forte procura de profissionais qualificados para o setor, e uma grande oportunidade para os licenciados nas denominadas Ciências da Saúde, que estejam capacitados para integrar as empresas da Indústria Alimentar.
A Quem se Dirige:
Dirigido a licenciados ou mestres em Química, Farmácia, Biologia, Veterinária, Tecnologia dos Alimentos e Engenheiros Agrônomos, assim como a qualquer outro estudante universitário ou engenheiro técnico relacionado com a área de alimentação. É também dirigido a profissionais do sector que, não possuindo um título académico, demonstrem suficiente experiência e conhecimento no campo da Alimentação.
Objetivos e Orientação:
O objetivo do Master em Indústria Alimentar é proporcionar uma visão profunda, completa e prática dos diferentes setores da Indústria Alimentar que permita ao aluno uma melhor orientação profissional nesta área.
A metodologia utilizada, sempre orientada a garantir o contacto direto do aluno com os profissionais e as empresas do setor, traduz-se num fluxo de experiências e conhecimentos práticos de aplicação direta e imediata no desempenho da função, o qual facilita a integração do aluno no mundo laboral.
Os alunos que frequentaram as edições anteriores deste Master encontram-se atualmente, na sua maioria, integrados nas diferentes empresas do setor alimentar, ocupando posições nas áreas de produção, controlo e gestão da qualidade ou I+D das Indústrias Alimentares ou, de forma crescente, assessorando as mesmas desde as diferentes empresas de consultoria do setor.
Programa.
1 - PRODUÇÃO E CONTROLO DE PRODUTOS ALIMENTARES.
Os conteúdos deste módulo constituem a essência do programa do Curso e representam o elemento central sobre o qual giram os demais elementos do mesmo. Ao longo dos diferentes módulos estudam-se em profundidade as características de cada grupo de produtos alimentares, os processos específicos relativos ao seu fabrico e as técnicas utilizadas no seu controlo de qualidade.
- Lacticínios e Chocolates.
- Óleos, Azeite, Gorduras e Derivados.
- Carne e Derivados.
- Farinhas e Derivados.
- Congelados e Precursores.
- Conservas Vegetais
- Conservas de peixe.
- Enologia.
- Cerveja e Licores.
- Águas Engarrafadas.
- Bebidas Refrigerantes e Sumos.
- Café e Infusões.
- Restauração.
2 - QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR.
A criação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) em 2005, supõe um antes e um depois nos requisitos que devem cumprir as empresas alimentares para garantir a segurança aos consumidores dos seus produtos.
Neste módulo abordam-se os sistemas de melhoria contínua englobados na Metodologia de Lean, em crescente implantação nas empresas mais relevantes da Indústria Alimentar. O bloco contém um módulo de análises de alimentos em que se mostram as técnicas analíticas mais avançadas utilizadas em laboratório.
- Legislação Alimentar.
- Sistemas de Qualidade e Segurança Alimentar.
- Boas Práticas de Elaboração.
- Sistemas de Qualidade em Laboratórios.
- Normas ISO 22000.
- Metodologia Lean.
- Sessões práticas de Análise de Alimentos.
3 - MÓDULOS TRANSVERSAIS DE APOIO.
Os diferentes módulos que compõem este bloco abordam uma série de aspetos que são de aplicação a qualquer dos grupos de produtos alimentares tratados anteriormente. Nele, estudam-se temas tão díspares como a Biotecnologia e Microbiologia Alimentar (não desenvolvidos com suficiente detalhe em algumas licenciaturas), as tecnologias emergentes que começam a ser utilizadas industrialmente no fabrico dos diferentes produtos, as águas e os aditivos utilizados no seu processo de fabrico ou os diferentes tipos de embalagem que permitem a conservação das propriedades dos produtos fabricados.
- Microbiologia Alimentar.
- Biotecnologia.
- Águas de Processo Industrial.
- Embalagens.
- Gestão do Meio Ambiente e P.R.L. na Indústria Alimentar
- Aditivos.
- Alimentos Funcionais.
- Novas Tecnologias.
- Metodologia Lean.
- Automatização de Processos.
4 - DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E DE NEGÓCIO.
O êxito profissional nas diferentes orientações deste Master baseia-se numa formação adequada a nível técnico, juntamente com o desenvolvimento de competências pessoais e um adequado conhecimento da atividade das empresas alimentares.
O programa é constituído por uma série de módulos que ajudarão o aluno no processo de procura e promoção de emprego, na melhoria do seu perfil pessoal e profissional e na aquisição de uma base formativa em matéria de gestão.
- Marketing Pessoal.
- Assessoria para a Carreira Profissional.
- Desenvolvimento de Competências de Comunicação e Negociação.
- Trabalho em Equipa.
- Management e Gestão Empresarial.
- Marketing Alimentar.
Metodologia.
Duração.
O mestrado em Indústria Alimentar, terá duração de novembro de 2017 a setembro de 2018.
As aulas decorrerão de segunda a sexta das 18h30 às 21h30. As tutorias para o seguimento dos trabalhos realizam-se nos dias que previamente se designem (sempre dentro do horário indicado).
Todas lecionadas em português.
A formação de Desenvolvimento Pessoal é transversal a todos os programas Master do CESIF. Esta formação reúne toda a preparação do aluno respeito ao aumento da sua competitividade no mercado de trabalho e da sua projeção profissional.
Considera-se ainda essencial que cada aluno disponha de uma assessoria personalizada por parte do Departamento de Carreiras Profissionais e dos tutores especializados pertencentes a cada um dos programas.
Trabalhos práticos:
Cada aluno realizará - em equipa e com o seguimento de um tutor - diferentes trabalhos práticos sobre as áreas de Enologia, Carnes, Lacticínios, Farinhas, Congelados e Precursores e Sistemas de Qualidade em Laboratório.
Aulas práticas laboratoriais de análise de alimentos:
Microbiologia. Análise de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos, Análise Fisico-Química de Alimentos, Validação de Métodos Analíticos, Análise de Aditivos.
Estas aulas práticas laboratoriais realizam-se nas instalações de Centros Associados.
Visitas a Empresas:
Os alunos do Master em Indústria Alimentar realizam, nas datas que se indiquem no calendário académico, visitas de estudo a diferentes empresas do setor alimentar.
Estas visitas de estudo poderão obrigar em alguns casos a deslocações maiores, que serão efetuadas pelos meios que o CESIF proporcionar.
Os custos de deslocação e alimentação que surjam com estas visitas, estão incluídos no valor da matrícula.
Desenvolvimento Pessoal: Perfil 3.0.
A formação de Desenvolvimento Pessoal é transversal a todos os programas Master do CESIF. Esta formação reúne toda a preparação do aluno no que diz respeito ao aumento da sua competitividade no mercado de trabalho e da sua projeção profissional.
Considera-se ainda essencial que cada aluno disponha de uma assessoria personalizada por parte do Departamento de Carreiras Profissionais e dos tutores especializados pertencentes a cada um dos programas.
Grau Acadêmico:
Os alunos que cumpram os requisitos mínimos de assiduidade (75% das aulas) e aproveitamento (resolução e entrega de todos os casos práticos propostos, realização da tese de mestrado e atitude positiva em sala de aula) receberão o correspondente diploma do Master em Indústria Alimentar.