Conteúdo
Master Universitario em Comunicação Corporativa
Apresentação:
A Universidade Europeia do Atlântico oferece, com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), o Master Universitario em Comunicação Corporativa.
O Master Universitario em Comunicação Corporativa aborda os diferentes processos e recursos necessários para a eficiente gestão da comunicação em entidades, corporações e instituições, assim como os aspectos específicos das empresas dedicadas aos meios de comunicação. Também enfatiza a compreensão dos conceitos teóricos e práticos necessários para a execução de estratégias de marketing, pesquisa de mercados e audiências, publicidade e propaganda, que são de vital importância nos processos de gestão da comunicação. Assim, aborda-se o contexto social das Tecnologias de Informação e Comunicação no cenário profissional dos diretores e gestores de processos de comunicação corporativa e institucional de hoje em dia.
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
A quem é dirigido:
Dependendo da orientação, o programa é dirigido a diversos profissionais.
*Jornalistas, sociólogos e outros profissionais graduados na área de Humanidades.
*Profissionais da indústria audiovisual, comunicação ou publicidade, que queiram consolidar conhecimentos para aplicá-los em seu ambiente de trabalho.
*Professores de comunicação que desejam atualizar seus conhecimentos na área.
*Licenciados/Graduados que desejam se especializar em temas audiovisuais ou em jornalismo para poder melhorar suas expectativas de trabalho.
Objetivo geral:
Formar profissionais altamente qualificados no conhecimento dos diversos meios de comunicação: televisão, imprensa escrita, rádio, multimídia, Internet e gabinetes de comunicação, bem como das rotinas de produção e pesquisa em cada área.
Objetivos específicos:
*Revisar o conceito de comunicação no contexto globalizado da sociedade do conhecimento.
*Potencializar as capacidades de comunicação e negociação em ambientes complexos e em mudança.
*Refletir a respeito das normas e dos princípios éticos que regem e orientam a atividade profissional dos comunicadores no contexto da globalização.
*Adquirir competências na produção de mensagens jornalísticas em diferentes áreas.
*Conhecer de forma teórica e prática as possibilidades de comunicação que as TIC oferecem.
*Analisar o alcance e efeito que os meios de comunicação têm na sociedade globalizada.
O conteúdo do programa:
1° Parte: Fase Inicial
1.- História e filosofia da comunicação
2.- Fundamentos da comunicação
3.- Análise e crítica da Mídia
4.- Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho
5.- Gestão de Tempo e Direção de Reuniões
6.- Técnicas de Resolução de Conflitos e Negociação
7.- Técnicas de Apresentação em Público
8.- Propriedade Intelectual
9.- Metodologia da Pesquisa Científica
2° Parte: Fase Avançada
A Fase Avançada está orientada à aprendizagem dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias que permitem obter una formação avançada e orientada à especialização profissional
Neste sentido, o programa oferece duas especializações: uma em Jornalismo: funções e meios, e outra em Produção e realização audiovisual. O aluno/a optará pela especialização mais afim à sua trajetória, interesses e projeção profissional e o comunicará no momento da matrícula, definindo assim o itinerário do Mestrado que cursará.
Direção e Gestão da Comunicação Corporativa:
1.- Comunicação Integral
2.- Desenho e Gestão de Projetos de Comunicação
3.- RSC na Comunicação
4.- Comunicação e Protocolo
Comunicação com Audiências, Clientes e Mercados
5.- Pesquisa de Mercados e Estudos de Audiências
6.- Marketing Digital e E-Commerce
7.- Comunicação Publicitária
A Comunicação Digital na Empresa
8.- TIC e Comunicação Multimídia
9.- Sociedade da Informação, Comunicação e TICs
A.- ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO: FUNÇÕES E MEIOS
1.- História e Gêneros do Jornalismo
2.- Jornalismo Investigativo e TIC
3.- Opinião Pública e Propaganda Política
4.- Fontes Informativas e Redação da Notícia
5.- Entrevista Jornalística (impresa escrita-rádio-TV)
6.- Reportagem (imprensa escrita, rádio, tv, multimídia)
7.- Ciberjornalismo
B.- ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL
1.- Desenho e Organização da Produção Audiovisual
2.- Linguagem e Narrativa Audiovisual
3.- O Roteiro Audiovisual e Multimídia
4.- Captação, Registro e Pós-produção de Som
5.- Técnicas de Iluminação
6.- Direção de Fotografia
7.- Técnicas de Realização
ESTÁGIO / PRÁTICAS EXTERNAS
PROJETO FINAL DO MESTRADO
Duração:
*O tempo máximo disponível para realizar o Programa é de 24 meses. Neste período de tempo, o aluno deve ter concluído com êxito todas as atividades avaliativas e ter a Dissertação de Master aprovada.
*Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, a duração mínima do Programa é de 12 meses.
Adicional:
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, remeta sua solicitação de bolsa, apresentada na página principal do portal, com os dados requeridos, e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura à concessão de uma ajuda econômica, em forma de Bolsa de Estudos em Formação FUNIBER.