Comentários sobre Mestrado em Automação, Instrumentação e Controlo - Presencial - Porto - Cidade - Porto
-
Objectivos
O curso de mestrado em Automação, Instrumentação e Controlo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto tem por objectivo primário a formação de especialistas com perspectivas multidisciplinares no conjunto destas três importantes áreas de engenharia.
-
Dirigido a
Este Mestrado destina-se maioritariamente a licenciados com 5 anos de estudos concluidos em engenharia electrotécnica, mecânica, química e gestão industrial com interesses profissionais na automação, instrumentação e controlo, mas procura também aliciar outros licenciados que, pela sua vivência profissional, sentem lacunas na sua formação de base em áreas afectas à automação em geral, e à automação industrial em particular. Os docentes do ensino Superior e Técnico-profissional que vêem na Automação, Instrumentação e Controlo um caminho de progresso nas suas carreiras académicas ou de investigação são também destinatários privilegiados deste curso.
-
Titulação
Mestrado em Automação, Instrumentação e Controlo
-
Conteúdo
Apresentação do Programa:
O Curso de Mestrado engloba uma parte escolar (1º Ano) e a elaboração de uma dissertação especialmente escrita para o efeito (2º Ano). A parte escolar inclui uma componente teórica e uma componente prática, tirando partido de laboratórios dos Departamentos de Engenharia Mecânica, Electrotécnica e Química da FEUP. Os alunos interessados em frequentar apenas a parte escolar (que tem a duração de quatro semi-semestres) deverão inscrever-se no Curso de Especialização em Automação, Instrumentação e Controlo. A aprovação em todas as disciplinas deste curso dá direito ao respectivo diploma de especialização.
Condições de Acesso
São admitidos à candidatura à matrícula nos cursos de especialização e de mestrado os licenciados com 5 anos de estudos concluidos em Engenharia Mecânica, Electrotécnica, Química ou Gestão e Engenharia Industrial com a classificação mínima de 14 valores.
Em casos devidamente justificados, a Comissão Científica do Mestrado poderá propôr ao Conselho Científico da FEUP a admissão à candidatura à matrícula de candidatos que demonstrem curricularmente uma adequada preparação científico-profissional, embora nas referidas licenciaturas tenham obtido classificação inferior a catorze (14) valores. Também em casos devidamente justificados, a Comissão Científica do Mestrado poderá propôr ao Conselho Científico da FEUP a admissão à candidatura à matrícula de candidatos titulares de outras licenciaturas ou graus universitários nacionais ou estrangeiros, desde que o respectivo currículo científico-profissional demonstre uma adequada preparação de base. Alunos finalistas podem candidatar-se condicionalmente, ficando a admissão à matrícula condicionada pela apresentação de prova de conclusão de curso à data de início do curso.