Conteúdo
O projeto educativo e científico subjacente a este curso visa fomentar o desenvolvimento das bases teórico-concetuais e instrumentais indispensáveis à análise, compreensão e avaliação crítica do fenómeno político nas suas diversas dimensões e vertentes por parte dos seus alunos.
A organização do Mestrado, com quatro áreas de especialização em que se estrutura, procura assim articular domínios “clássicos” da Ciência Política (política europeia e internacional; instituições e política comparada) com os novos “territórios” desta ciência (governação; políticas públicas em perspetiva aplicada; políticas o desenvolvimento sustentável; urbanismo e população). Nesta perspetiva, os principais objetivos de formação deste projeto educativo têm por horizonte procurar apetrechar os estudantes para:
Analisar os principais conceitos, teorias e instrumentos da Ciência Política.
Adquirir competências necessárias a uma análise do fenómeno político
Refletir criticamente acerca das implicações éticas e sociais da ação política e das políticas públicas.
Refletir criticamente acerca do papel das instituições políticas no que se refere à afirmação da cidadania (em contexto, nacional, europeu e internacional), da sociedade civil e da participação política.
Desenvolver a capacidade para a prática de investigação científica autónoma neste domínio de estudo, visando nomeadamente a prossecução de estudos ao nível de um programa de doutoramento em Ciência Política.
Desenvolver a capacidade de intervir de forma adequada e inovadora não só nos vários setores políticos e administrativos da sociedade portuguesa e internacional, mas também noutras esferas da vida política, social e económica.