Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Sc.XXI

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Comentários sobre Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Sc.XXI - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    A importância da informação e a consciência do valor desta como recurso essencial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, enquanto alicerce de um percurso escolar esclarecido e sustentado, tem lançado uma nova luz sobre as bibliotecas das instituições de ensino, com particular incidência naquelas que não pertencem ao ensino superior, i.e., as bibliotecas das escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.Atendendo à importância primordial da informação num contexto educacional e capitalizando assim a experiência das diversas áreas desta Universidade, disponibiliza-se este Mestrado ao abrigo do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março, o qual beneficia da investigação e ensino realizado na área das Ciências da Educação (a nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento), e também a da área das Ciências Documentais que disponibiliza, actualmente, formação ao nível da Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento.
  • Conteúdo
    Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Sc.XXI

    Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

    2 Anos (4 Semestre) / Mestre / 120 ECTS

    Direcção do Curso
    Professora Doutora Gisélia Felício

    Secretariado
    Joana Almeida

    Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

    Formar profissionais tanto na área das Ciências da Educação, como na das Ciências Documentais, dotando-os das ferramentas necessárias para a prossecução de um trabalho altamente especializado e imprescindível, atendendo à situação actual das bibliotecas escolares, em Portugal e às mudanças organizacionais em curso.Competências na área das Ciências da Educação, Ciências da Documentação e da Informação, Tecnologias, Comunicação e Gestão, imprescindíveis a qualquer profissional das áreas da Educação, Biblioteconomia, ou Gestão da Informação em geral e em particular na área das Bibliotecas Escolares.
    Estudos Futuros
    Prossecução de Estudos ao nível do Doutoramento em Ciências Documentais ou do Doutoramento em Ciências da Educação, ministrados na Universidade Lusófona.


    Saídas Profissionais

    Coordenadores de Bibliotecas Escolares/CRE;Coordenadores Interconcelhios para as Bibliotecas Escolares/CRE;Professorescomfunções na Biblioteca;Professores especialistas na área das novas literacias.

    Plano de Estudos

    DESPACHO N.º 15707/2009, DE 9 DE JULHO1.º Ano / Tronco Comum  ECTS
    Opção 1    Semestral    8
    A Biblioteca Escolar / CRE como factor de desenvolvimento pessoal e académico    1º Semestre    5
    Fundamentos Epistemológicos da Educação    1º Semestre    5
    História das Ideias e das Instituições Educativas    1º Semestre    5
    Professor Bibliotecário: desenvolvimento de novas competências    1º Semestre    5
    Psicologia da Educação e do Desenvolvimento    1º Semestre    5
    Teoria Social e Educação    1º Semestre    5
    Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação    2º Semestre    5
    Gestão da BE/CRE e Tratamento das Colecções    2º Semestre    8
    Organização e Funcionamento da Biblioteca Escolar / CRE    2º Semestre    6
    Seminários - Grandes Temas da Educação e da Biblioteconomia    2º Semestre    3
    2.º Ano / Tronco Comum        ECTS
    Dissertação    Anual    60

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