Objectivos
Concluído já um curso de mestrado e um outro em fase de conclusão, podemos dizer que estava certo o diagnóstico feito pela UAL sobre os Cursos de Especialização em Ciências Documentais (CECD), criados pelo decreto-lei n.º 87/82, de 13 de Julho, mais tarde enquadrados no Estatuto das Carreiras de Pessoal Específicas das áreas funcionais de biblioteca e documentação e de arquivo pelo decreto-lei n.º 247/91. De facto, tais cursos careciam de ser articulados a jusante com cursos de mestrado devido aos desafios postos pela sociedade de informação, a emergência de novas necessidades sociais e, sobretudo, a constituição de uma massa crítica de reflexão sobre os perfis profissionais e o desenvolvimento das ciências documentais e da informação. Um conjunto muito substancial de técnicos superiores que trabalham em arquivos, bibliotecas e centros de documentação na administração central, local, na rede de arquivos e bibliotecas e em empresas privadas, candidataram-se ao curso para continuarem a sua formação, especialmente através do reforço da componente de investigação e de um aprofundamento da especificidade da profissão nos novos contextos técnicos, políticos e sociais. Esta necessidade tem a ver com o facto de os actuais CECD serem pós-graduações especificamente de natureza técnica, donde a ausência de investigação na área BAD constituir uma das principais fragilidades na resposta aos desafios tecnológicos e da sociedade da informação, sobretudo no domínio das bibliotecas, centros de documentação e arquivo, públicos e privados.
Conteúdo
O Curso de Mestrado em Ciências Documentais pretende, assim, continuar a dar resposta às necessidades de formação contínua e avançada nestes domínios científicos da investigação e da especificidade profissional, nomeadamente quanto: 1.- Ao planeamento e organização superior sobre a utilização crescente das TIC nas bibliotecas e nos arquivos, tanto ao nível da recuperação da informação como ao dos serviços prestados, requerendo que os utilizadores tenham uma formação avançada através do ensino à distância, da auto-aprendizagem ou do uso do Web-Based Training, permitindo-lhes tirar o máximo partido dos recursos que as bibliotecas e os arquivos colocam ao seu dispor; 2.- À gestão e orientação dos diversos serviços de informação sobre os vários níveis da informação na Web para proporcionar aos utilizadores estratégias e técnicas de pesquisa avançada, na medida em que as novas fontes de informação estão, também, disponíveis em ambientes que não obedecem às tradicionais regras de descrição documental e da recuperação da informação; 3.- À satisfação de novas exigências de investigação articuladas com a vertente profissional, admitindo-se que, num curto espaço de tempo, depois de institucionalizadas as directrizes programáticas das Declarações de Bolonha e de Praga em Portugal, se possa constituir uma rede contínua de formação profissional e científica nestes domínios; 4.- À aquisição de competências para desempenhar cargos superiores nas instituições documentais e de informação.