Mestrado em Comunicação Empresarial

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Comentários sobre Mestrado em Comunicação Empresarial - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    O segundo Ciclo de estudos em Comunicação Empresarial, conducente ao Grau de Mestre em Comunicação Empresarial, deverá ter como principais objectivos

    . Especialização em Comunicação Empresarial, de modo a formar especialistas em Comunicação com capacidade de concepção e de integração de conhecimentos;

    . Atrair alunos de outros formações ministradas no ISCEM e noutras Instituições;

    . Empregabilidade que requeira competências específicas de 2º Ciclo.

    A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende o desenvolvimento de acções, estratégias, produtos e processos com vista a reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades, etc.) junto dos seus públicos-alvo (consumidores, colaboradores, formadores de opinião, classe política e empresarial, comunidade académica, jornalistas, etc.) ou da opinião pública.

    O Instituto Superior de Comunicação Empresarial é uma instituição com uma forte ligação à comunidade empresarial, em virtude do modelo de ensino ministrado durante a sua Licenciatura nesta área (com a realização de projectos temáticos semestrais de aplicação empírica de conhecimentos) e que já formou centenas de profissionais desde a sua criação.

    A proposta de criação do Mestrado em Comunicação Empresarial surge, pois, numa perspectiva de continuidade que ofereça aos licenciados do ISCEM e a profissionais da área a possibilidade de aprofundarem os seus conhecimentos.
  • Dirigido a
    1 - São admitidos à matrícula no curso os candidatos titulares do grau de licenciatura, ou equivalente, com a classificação mínima de 14 valores.

    2 - Excepcionalmente, poderão ser também admitidos à matrícula os candidatos que tenham uma classificação de licenciatura inferior a 14 valores, com base em apreciação curricular.
  • Titulação
    Mestre em Comunicação Empresarial
  • Conteúdo
    Mestrado em Comunicação Empresarial


    1.º ano
    UNIDADES CURRICULARES
    •   Psicossociologia da Comunicação 
    •   Comunicação Empresarial e as Novas Tecnologias 
    •   Reputação Organizacional e Competitividade 
    •   Teorias Contemporâneas da Comunicação 
    •   Avaliação de Estratégias de Comunicação Empresarial 
    •   Metodologias de Investigação I (Análise de Dados) 
    •   Comunicação de Crise Organizacional 
    •   Responsabilidade Social Corporativa 
    •   Metodologias de Investigação II (Técnicas de Investigação Empírica) 
    •  Seminário de Projecto de Tese

    2.º ano
    UNIDADES CURRICULARES

    Dissertação


    PROGRAMAS DO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

    Psicossociologia da Comunicação
    •  A retórica
    •  A Teoria da Informação de Shannon e Weaver
    •  Modelo da Comunicação Humana de Berlo
    •  As Condições do Processo de Comunicação Humana
    •  Comunicação e influência social
    •  Ciberespaço e cibercultura
    Comunicação Empresarial e As Novas Tecnologias 
    •  A Sociedade da Informação e a Economia Digital
    •  Contextualização da mudança
    •  As tecnologias de suporte à economia digital
    •  A Internet enquanto meio de comunicação
    •  E-communication
    •  Principais Tendências e desafios da e-communication
    Reputação Organizacional e Competitividade
    •  Conceito de Competitividade Organizacional 
    •  Evolução do Pensamento Estratégico 
    •  Importância da Gestão da Reputação como Instrumento Estratégico
    •  O Paradigma da Reputação: O Conceito de Cadeia de Reputção
    •  Conceitos de Identidade e Imagem Organizacional
    •  Instrumentos de Medição da Reputação Organizacional
    •  Defesa de Reputação Organizacional
    •  Gestão da Mudança da Reputação Organizacional
    Teorias Contemporâneas da Comunicação
    •  Media e Ideologias 
    •  Media e Audiências 
    •  A Globalização da Informação e Comunicação 
    •  Movimentos contracultura
    •  Information Society
    •  Impactos culturais
    Avaliação de Estratégias de Comunicação Empresarial 
    •  Introdução da investigação empírica. 
    •  A recolha e a análise dos dados sobre o plano de comunicação comercial. 
    •  Variáveis importantes no plano de comunicação da empresa. 
    •  Análise descritiva de variáveis do plano de comunicação comercial. 
    •  Análise Estatística para avaliar a eficácia do plano de comunicação empresarial 
    •  Resumos de como implementar modelos para estimar a eficácia da comunicação empresarial
    Metodologias de Investigação I (Análise de Dados) 
    •  Inquéritos e Amostragem 
    •  Análise Exploratória de Dados 
    •  Inferência e Estimação 
    •  Distribuições Estatísticas 
    •  Testes de Hipóteses 
    •  Aplicação e Interpretação das Técnicas Estatísticas
    Comunicação de Crise Organizacional 
    •  A Crise no Contexto Empresarial
    •  A Gestão da Comunicação de Crise Organizacional
    •  Os Públicos da Comunicação de Crise
    •  Instrumentos de Comunicação de Crise
    •  Depois da crise: transformar ameaças em oportunidades
    •  Case Studies de Comunicação de Crise
    Responsabilidade Social Corporativa 
    •  Evolução do conceito de Responsabilidade Social
    •  Vectores de Responsabilidade Social Corporativa 
    •  Gestão e Comunicação da Responsabilidade Social Corporativa
    •  Integração da Responsabilidade Social Corporativa no estrutura econômica da empresa
    •  Valorização dos intangíveis
    Metodologias de Investigação II (Técnicas de Investigação Empírica) 
    •  Análise de Conteúdo 
    •  Análise de Variância 
    •  Análise Factorial 
    •  Métodos de Extração de Factores 
    •  Métodos de Rotação de Factores 
    •  Análise de Clusters 
    •  Modelo de Regressão Linear Simples 
    •  Modelo de Regressão Linear Múltipla

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