Master em Comunicação
Apresentação do Programa
Vivemos em uma sociedade onde a totalidade das áreas do conhecimento e interação do ser humano estão relacionadas diretamente com a comunicação em suas três vertentes: entretenimento, informação e formação.
A comunicação, junto com os avanços tecnológicos, tem feito com que os processos de criação, distribuição e manipulação da mesma sejam fatores determinantes no mundo. A globalização, como fenômeno econômico e social, e a própria sociedade entendem as TIC como o novo motor de desenvolvimento, devido à crescente capacidade para armazenar e distribuir a informação e, principalmente, ao consumo massificado da mesma.
O Master integra conceitos básicos apresentados na comunicação escrita, audiovisual e multimídia. O programa analisa os principais domínios onde é eficaz o processo de comunicação. A estrutura do Master em Comunicação garante aos seus participantes a adaptação às numerosas áreas que compõem a criação, processamento, armazenamento e distribuição da informação.
Saídas Profissionais
As saídas profissionais do Master em Comunicação podem variar segundo sua orientação.
Master em Comunicação com Especialização em Jornalismo:
- Diretor Editorial.
- Jornalista.
- Repórter.
- Redator.
Master em Comunicação com Especialização em Audiovisual e Multimídia:
- Diretor.
- Produtor.
- Técnico de iluminação.
- Técnico de realização de vídeo.
- Técnico de direção cinematográfica.
- Técnico de produção audiovisual.
Estrutura do Programa
O programa de
Master em Comunicação possui uma estrutura curricular baseada em quatro partes de formação complementares para conseguir uma formação integral:
- 1ª parte: Fundamentos da Comunicação (290 horas)
- 2ª parte: Especializações (310 horas)
- 3ª parte: Competências e Habilidades do Comunicador (150 horas)
- 4ª parte: Metodologia da Pesquisa Científica e Projeto Final / Dissertação de Mestrado (150 horas)
1ª Parte: Fundamentos da Comunicação (290 horas)
As
disciplinas e a correspondente
carga horária que compõem a primeira parte são apresentadas na seguinte tabela:
- História e filosofia da comunicação
- Fundamentos da comunicação
- Comunicação Integral
- Opinião pública, propaganda política e estudos de audiência
- Sociedade da informação, comunicação e TIC
- Técnicas Básicas de Gestão de Projetos de Comunicação
- Propriedade Intelectual
- Pesquisa de Mercado
- Ética empresarial e Responsabilidade Social Corporativa na Comunicação
2ª parte: Especializações (310 horas)
O programa tem duas especializações, segundo o perfil dos profissionais inscritos.
Audiovisual e Multimídia
- Desenho e Organização da Produção Audiovisual
- O Roteiro Audiovisual e Multimídia
- Linguagem e Narrativa Audiovisual
- Captação, Registro e Pós-Produção de Som
- Técnicas de Iluminação (Fotografia, Vídeo e Cinema)
- Direção Fotográfica
- Técnicas e Ferramentas na criação de produtos multimídia
- Técnicas de Realização audiovisual
Jornalismo
- História e gêneros do jornalismo
- Jornalismo Investigativo - Aplicação das TIC
- Pesquisa qualitativa e quantitativa em Jornalismo
- Entrevista Jornalística (imprensa escrita-rádio-TV)
- Fontes informativas e redação da notícia
- Análise e Crítica da Mídia
- Reportagens e redação (rádio, televisão, imprensa escrita e Internet)
- Ciberjornalismo
3ª parte: Competências e Habilidades do Comunicador (150 horas)
- Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho
- Gestão de Tempo e Direção de Reuniões
- Técnicas de Resolução de Conflitos e Negociação
- Técnicas de Apresentação em Público
- Técnicas de Comunicação Publicitária
- Protocolo
4ª parte: Metodologia da pesquisa científica e projeto final/dissertação de mestrado (150 horas)
- Metodologia de Pesquisa Científica
- Projeto Final/Dissertação de Mestrado
A última fase do Programa se destinará à elaboração do Projeto.
O Projeto Final/Dissertação de Mestrado, cuja carga letiva é de 10 créditos, tem como objetivo apresentar um trabalho completo, que mostre o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com os esboços e detalhes da proposta apresentada.
Material
Todos os alunos matriculados (tradicional ou virtualmente) recebem o material de aprendizagem no formato impresso, nome de usuário e senha de acesso ao Campus Virtual sem qualquer custo adicional. Desta maneira, os alunos cujo acompanhamento seja tradicional, apesar de não poderem realizar os exames no Campus Virtual, terão a possibilidade de desfrutar dos fóruns, documentos de interesse, contatos com estudantes de todo o mundo, etc.
Apresentação da documentação
O material de estudo distribui-se em 24 disciplinas, divididas em 10 tomos, segundo uma sequência lógica de aprendizagem.
No primeiro tomo, além das disciplinas correspondentes, inclui-se uma introdução ao Campus Virtual e à coleção completa dos exames do Programa (só acompanhamento tradicional).
Envio da documentação
O material do programa de Master em Comunicação é remetido periodicamente e de maneira progressiva.
Sistema de Avaliação
Dentro do processo de formação realiza-se uma série de atividades cujo objetivo é a avaliação do estudante.
As atividades podem classificar-se a partir de diferentes pontos de vista. Por exemplo, podem ser grupais (discussão de casos, fóruns, chats) ou individuais (tarefas de socialização, leitura de conteúdos, bibliografia, exercícios de autoavaliação, dúvidas e consultas, provas de avaliação, entre outros); obrigatórias (tarefas de socialização, participação em determinado número de debates, exames e qualificação do PF / DM) ou voluntárias (exercícios de autoavaliação), entre outras.
Neste sentido, diferentemente das provas de exame ou de qualificação do PF / DM, uma parte da avaliação será de tipo atitudinal, por isso a atitude será determinante para medir certas atividades. Por exemplo, no caso da participação nos fóruns de debate não obrigatórios.
A avaliação final do Programa de Título Próprio do Master em Comunicação é efetuado seguindo a filosofia do ensino a distância, mediante um método de avaliação continuada. A figura ilustra as diferentes fases do processo de avaliação, objetivos de ensino e atividades correspondentes.