Comentários sobre Mestrado em Design [ECATI] - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa
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Objectivos
O nosso mestrado em design tem a duração de dois anos, dividido em 4 semestres, em que os primeiros dois estão orientados para exercícios que privilegiam ações relativas a processos de \"informação\", \"aprender\" e \"abstração\", e os últimos dois, privilegiam ações relativas a processos de \"atuação\", \"fazer\" e \"materialização\".
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Dirigido a
O mestrado em Design da Universidade Lusófona tem como objetivo a captação de estudantes de áreas de conhecimentos e competências do âmbito do design, marketing, gestão, economia, engenharia, arquitetura, psicologia, filosofia, arte,..., porque os seus objetivos, conteúdos e exercícios apresentam práticas multidisciplinares naturais à atividade do design, e porque a criatividade e a materialização das ideias em \"objetos\" não é uma exclusividade do modelo tradicional do design e está aberto estudantes oriundos de outras áreas de conhecimentos.
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Conteúdo
Assistimos hoje a uma larga intervenção do design na sociedade, mas num trajeto de replicação e de extinção da variedade dos \"objetos\" do design, num contexto de uniformização em que nada os distingue. Esta não é a realidade com a qual nos identificamos, e o nosso desafio e certeza é um mestrado que reflita, atue, e projete uma sociedade mais variada e menos domesticada a modelos pré-existentes.
Neste contexto, o Mestrado em Design tem como objetivo principal maximizar a eficiência do design na sociedade, considerando fundamental ter um conhecimento vasto, profundo e variado do meio envolvente.Os objetivos e o currículo do curso suportam-se num corpo docente multidisciplinar, com experiência em contextos académicos e empresariais, nacionais e internacionais.
No contexto dos cursos de mestrado em design, o mestrado em Design da Universidade Lusófona distingue-se pela sua orientação para o projeto de uma nova sociedade em que:- os modelos de atuação do presente não se apresentam como o único paradigma com futuro;- o design pode ter no papel mais relevanto no seu desenvolvimento, não se reduzindo a aspetos meramente técnicos e tecnológicos;- o projeto deve-se alargar a conhecimentos e competências no âmbito da economia, gestão, engenharia, marketing, psicologia, sociologia, neurofisiologia, genética e arte, considerando-os essenciais nos processos de criação e inovação.