O
Master em Direção Estratégica especializado em Marketing integra os conceitos fundamentais vinculados ao sistema de pensamento, de ação e gestão do Marketing no século XXI, no marco de uma Direção Estratégica com enfoque integrador nas organizações empresariais e públicas, com fins lucrativos ou não, e dos diferentes processos, técnicas e ferramentas que podem ser úteis para uma condução eficaz.
O
Mestrado em Direção Estratégica especializado em Marketing, mediante este programa formativo, obtém a articulação pedagógica de fundamentos teóricos e casos práticos dentro do espaço de aplicação de uma gestão de Marketing.
Ao culminar o programa do
Master em Direção Estratégica especializado em Marketing, o aluno estará capacitado para:
- aplicar de maneira integrada o pensamento, a ação e a gestão de Marketing na organização com base na metodologia, capacidades e habilidades de direção;
- planejar, organizar, executar e controlar as funções e procedimentos, tanto a nível do marketing estratégico como operacional;
- planejar, antecipar e responder aos movimentos futuros no campo do Marketing mediante a elaboração das bases estratégicas em linha com os objetivos da empresa;
- conhecer e dominar as técnicas mais adequadas nesta área de Direção para potencializar a capacidade de gestão e tomada de decisões.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do
Master em Direção Estratégica especializado em Marketing são:
- Product Manager.
- Consultor.
- Assessor de Empresas.
Estrutura do Programa
O programa de
Master em Direção Estratégica especializado em Marketing possui uma estrutura curricular baseada em
4 partes formativas:
- 1ª Parte: Introdução ao Ambiente da Direção Estratégica Empresarial
- 2ª Parte: Gestão Estratégica de Marketing
- 3ª Parte: Gestão do Marketing Mix e de Serviços
- 4ª Parte: Projeto Final de Master ou Dissertação
1ª Parte: Introdução ao Ambiente da Direção Estratégica Empresarial
A primeira parte procura dar conhecimento geral dos aspectos associados com o ambiente da direção estratégica empresarial, isto do ponto de vista administrativo, organizacional, de recursos humanos, social e marketing.
Introdução ao Ambiente da Direção Estratégica Empresarial
DISCIPLINAS
- Administração e Direção de Empresas
- Direção e Planejamento Estratégico
- Gestão Estratégica de Recursos Humanos
- Técnicas de Direção e Liderança Organizacional
- Técnicas de resolução de conflitos e negociação
- Técnicas de Direção de equipes de trabalho
- Ética empresarial e Responsabilidade Social Corporativa
- e-Business e sua Integração aos Sistemas Corporativos de Gestão
2ª Parte: Gestão Estratégica de Marketing
Esta segunda parte é uma das centrais do Master. Trata essencialmente do Marketing Estratégico; o aluno adentrará mais profundamente o campo do marketing estratégico como ferramenta de análise, necessária para a direção e o sucesso dos objetivos empresariais.
Gestão Estratégica de Marketing
DISCIPLINAS
- Introdução ao Novo Marketing
- Pesquisa de Mercado
- Comportamento do Consumidor-Comprador
- Desenvolvimento das Estratégias de Marketing
- Marketing Internacional
- Marketing Relacional
- Comércio e Marketing Eletrônico
- Auditoria de Marketing
3ª Parte: Gestão do Marketing Mix e de Serviços
A terceira parte envolve todo o relacionado com o planejamento e ação estratégica sobre as variáveis do marketing mix.
Gestão do Marketing Mix e de Serviços
DISCIPLINAS
- Política de Gestão do Produto e Marca
- Política de Gestão do Preço
- Política de Gestão da Distribuição
- Política de Gestão da Comunicação
- Marketing de Serviços
- O Plano de Marketing
4ª Parte: Projeto Final de Mestrado ou Dissertação
O Projeto Final do Mestrado ou Dissertação, cuja carga letiva é de 100 horas (10 créditos), tem como objetivo apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando deste modo a possibilidade de sua execução concreta.
Material
Todos os alunos matriculados (tradicional ou virtual) recebem o material para a aprendizagem em formato impresso, assim como um nome e uma senha de acesso ao Campus Virtual sem custo adicional algum. Dessa maneira, os alunos cujo acompanhamento seja tradicional, embora não possam realizar os exames por meio do Campus Virtual, têm a possibilidade de desfrutar dos fóruns, documentos de interesse, acesso a trabalhos e casos práticos, contatos com outros estudantes, etc.
Apresentação do material
O material de estudo distribui-se em
22 disciplinas, divididas em
12 tomos, segundo uma sequência lógica de aprendizagem.
No primeiro tomo, além das disciplinas correspondentes, inclui-se uma introdução ao Campus Virtual e a reunião completa dos exames do Programa (só acompanhamento tradicional).
Envio do material
O material do
Master em Direção Estratégica especializado em Marketing é remetido periodicamente e de maneira progressiva. Dessa maneira, o aluno poderá ir recebendo a documentação atualizada com os últimos eventos surgidos.
Sistema de Avaliação
Cada uma das disciplinas que compõe o Programa é avaliada mediante a realização de um teste, casos e exercícios.
Após cumprir todas as exigências acadêmicas exigidas na primeira parte, continua-se com o desenvolvimento do Projeto ou Dissertação, cujo término bem-sucedido permitirá obter a titulação correspondente em função da universidade em que o aluno matriculou-se.
A avaliação final do
Master em Direção Estratégica especializado em Marketing será calculada considerando:
- as qualificações finais de cada uma das disciplinas das diferentes partes do programa. A realização dos exercícios de reflexão e dos casos práticos será levada em conta para a nota final;
- a qualificação do Projeto Final de Mestrado ou Dissertação.
É requisito imprescindível para a obtenção do título aprovar todas e cada uma destas partes separadamente.