Conteúdo
Pretende-se que os Engenheiros Biomédicos com esta formação sólida possam compreender, modelar e criar sistemas biomédicos complexos. Este programa multidisciplinar procura formar profissionais capazes de encontrar soluções tecnológicas inovadoras para os problemas relacionados com a saúde, em áreas como imagem médica, instrumentação médica; física médica, radioterapia, biodispositivos, biomateriais, processamento e tratamento de sinais biomédicos, bioinformática, gestão de informação médica, etc; que produzam um efetivo benefício no diagnóstico e tratamento médico, monitorização e controlo clínico e na qualidade de vida em geral. É ainda objetivo que estes profissionais possam contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico no contexto de investigação ao mais alto nível a desenvolver, por exemplo, nas UI nacionais ou estrangeiras na áreas da engenharia biomédica.
O aluno poderá escolher diferentes percursos através das unidades curriculares optativas:
Radiação e Imagem Médica
Instrumentação e Dispositivos Biomédicos
Informática Clínica e Bioinformática
Biomateriais
As parcerias estabelecidas com diferentes instituições de saúde e biomédicas irão permitir uma maior proximidade e interação dos alunos com os sectores onde a prática médica e biomédica se desenvolve.
Esta formação decorre num ambiente científico estimulante, facilitando a aprendizagem e integração dos estudantes em projetos de I&D de alta qualidade que decorrem nas nossas unidades de investigação de excelência.