Conteúdo
Na área da construção soldada, quer em Portugal, quer na Europa, nos Estados Unidos da América e praticamente em todo o Mundo, é requerido o rigoroso cumprimento de normas de soldadura, tanto ao nível do pessoal (operador, supervisor, engenheiro, etc.), como dos equipamentos e processos de soldadura e controlo, de entre outras. Assim, a qualificação do pessoal responsável pela área da soldadura nas empresas é obrigatória.
O objetivo fundamental do curso é proporcionar formação superior específica na área da soldadura, nomeadamente na conceção, supervisão e controlo de construções soldadas e seus processos, bem como na investigação e desenvolvimento sobre soldadura. Pretende-se não só atrair jovens estudantes para uma cultura de excelência e inovação, como também consolidar ou renovar conhecimentos a profissionais que se pretendam requalificar na linha da aprendizagem ao longo da vida.
No ano de lançamento do curso o horário será semi-pós-laboral, essencialmente entre as 17 h e as 20 h, pois dará também acesso a quadros a trabalhar em empresas. Espera-se que, naturalmente, este seja um forte incentivo pois assim as empresas e os seus quadros praticamente não “perderão” qualquer tempo de laboração. Por outro lado, os alunos com estatuto “ordinário” – não trabalhador – terão acesso a um curso que, ainda assim, é diurno. Ao fim do 1º ano este horário será reavaliado e, eventualmente, alterado para “totalmente diurno”, caso o público alvo não seja o esperado.
O curso proporciona o conhecimento de processos de ligação, com especial ênfase na soldadura; automação e robótica na soldadura; projeto de construções soldadas; metalurgia e alterações microestruturais devidas à soldadura; normas de soldadura, nomeadamente as EN, ISO e AWS; métodos de inspeção na soldadura; e simulação numérica de processos de soldadura.
O curso dá competências de análise e supervisão de processos de soldadura e inspeção construções soldadas; conceção e coordenação de projetos de soldadura; e investigação na área da soldadura.
O curso proporciona o conhecimento de:
- processos de ligação, com especial ênfase na soldadura;
- automação e robótica na soldadura;
- projeto de construções soldadas;
- metalurgia e alterações microestruturais devidas à soldadura;
- normas de soldadura, nomeadamente as EN, ISO e AWS;
- métodos de inspeção na soldadura; e
- simulação numérica de processos de soldadura.
O curso dá competências de:
- análise e supervisão de processos de soldadura e inspeção construções soldadas;
- conceção e coordenação de projetos de soldadura; e
- investigação na área da soldadura.
O curso permitirá ao aluno responder aos requisitos de empresas que, de alguma forma, se relacionam com o processo da soldadura, por exemplo, metalomecânicas, manutenção industrial, montagens industriais, industria de reservatórios, caldeiras, automóvel, construtores de máquinas e equipamentos industriais, do sector das bicicletas, das construções especiais, das torres eólicas, da construção naval, de entre outras.