[A] Competências fundamentais
A1. Mobilizar dados da investigação e usar métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa aprofundada, aplicando-os em contextos profissionais alargados de diagnóstico e avaliação de pessoas, conteúdos e organizações educativas.
A2. Mobilizar modelos de investigação necessários à fundamentação e concepção de projectos multiculturais e à investigação do contexto social e das desigualdades no contexto das organizações escolares.
A3. Participar em projectos de investigação-acção e na organização, administração e gestão escolar, integrando os conhecimentos do 1º ciclo na capacidade de tomar decisões complexas em situações de informação limitada.
A4. Desenvolver e aplicar de forma original modelos de desenvolvimento curricular adequados a contextos sociais e culturais diversificados.
A5. Integrar a reflexão epistemológica e ética na avaliação das implicações e responsabilidades sociais resultantes das decisões individuais e das organizações em que exerce a profissão.
A6. Participar e cooperar criticamente na definição de políticas e projectos educativos e comunitários com relevância educativa.
A7. Organizar o processo de construção de competências profissionais na perspectiva do seu desenvolvimento ao longo da vida e da diversidade das relações do mundo contemporâneo, apoiando-se na experiência, na investigação e nos recursos próprios da supervisão pedagógica.
[B] Competências específicas
B1. Usar dados da investigação relacionados com o ensino e com o desenvolvimento dos educandos que lhe permita compreender as relações entre o contexto social e as desigualdades dos resultados escolares e adoptar estratégias de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade social, pessoal e motora dos alunos.
B2. Promover a concepção, construção, desenvolvimento, planificação e avaliação de projectos educativos e curriculares em diferentes dimensões e níveis institucionais.
B3. Organizar o ensino e promover aprendizagens de actividades físicas e desportivas adaptando e desenvolvendo de forma original soluções didácticas e curriculares de instrução, planificação e organização da classe adequados aos contextos sociais e culturais e aos programas nacionais da disciplina.
B4. Diagnosticar situações educativas, usando instrumentos de observação e análise de dados qualitativos e quantitativos, de modo a compreender a complexidade e a especificidade das situações pedagógicas.
B5. Participar em projectos de investigação-acção e na organização, administração e gestão escolar.
B6. Desenvolver competências de auto-formação reflexiva, de supervisão pedagógica e de formação de formadores.
[C] Competências transversais
Sustentando-se nas competências transversais adquiridas no 1º ciclo de estudos, pretende-se o seu desenvolvimento e aprofundamento em contexto de estágio pedagógico supervisionado com a duração de um ano lectivo, com especial ênfase nas seguintes competências:
C1. Instrumentais
a. Capacidade de análise e síntese;
b. Habilidades de manipulação de informação (capacidade para recolher, recuperar e analisar informações de diferentes fontes);
c. Capacidade de resolver problemas.
C2. Interpessoais
a. Capacidade de liderar grupos de trabalho;
b. Capacidade de trabalhar em equipas interdisciplinares;
c . Capacidade de trabalhar num contexto internacional;
d . Capacidade de actuar eticamente em situações dilemáticas.
C3. Sistémicas
a. Habilidades de investigação;
b. Capacidade de auto-aprendizagem;
c. Capacidade de aplicar o conhecimento na prática;
d. Capacidade de adaptação a novas situações;
e. Preocupação com a qualidade.