Comentários sobre Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário [FCSEA] - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa
-
Objectivos
O Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pretende corresponder ao imperativo de dar formação específica aos professores desta área, reforçando/aprofundando as competências científicas e técnicas adquiridas num curso de 1º ciclo (Licenciatura) em Artes ou áreas afins, complementando-as, agora, com formação na área educacional, pedagógica e didática.
Pretende-se:
- desenvolver nos mestrandos, competências relativas à compreensão da problemática geral da educação;
- promover competências relativas à planificação e administração da educação;
- iniciar os mestrandos na aplicação da metodologia da investigação para poderem analisar as situações problemáticas frequentes na docência atual, estimulando-os a desenvolverem capacidade de iniciativa;
- desenvolver competências relativas à aplicação de conhecimentos na compreensão de problemas e procura de soluções, em situações novas e complexas, na prática docente,
- desenvolver competências de comunicação das suas reflexões e conclusões.
-
Dirigido a
De acordo com o Regime Jurídico de Habilitação para a Docência (DL nº 79/2014, de 14 de maio), as condições de acesso ao ciclo de estudos são, cumulativamente, as seguintes:
1) Ser titular de habilitação académica superior;
2) Ter realizado 120 ECTS na área científica de Artes Visuais, podendo candidatar-se com 75% dos créditos exigidos;
3) Realização de uma prova que ateste o domínio oral e escrito da língua portuguesa.
-
Conteúdo
O curso de mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da Universidade Lusófona, com o conjunto de unidades curriculares que oferece, qualifica os estudantes para o exercício da \"profissionalidade\" docente, proporcionando e atualizando conhecimentos nas áreas científica, didática e sociocultural, contribuindo para uma reflexão fundamentada e crítica sobre teorias e práticas educativas no domínio das artes e cultura visual.