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A estrutura curricular do curso, integrando as componentes de formação identificadas no citado diploma legal, decorre dos seguintes princípios, que orientam a formação científico-profissional dos professores destes níveis de ensino: . Exigência de uma formação sólida quer na sua área de especialidade, quer a nível educacional geral e didáctico. . Relevância da prática profissional, necessariamente articulada com a formação da especialidade, da formação educacional geral e didáctica e com a iniciação às metodologias de investigação educacional, supervisionada por um docente universitário e por um orientador da escola cooperante. Assim, a prática profissional é introduzida desde o 1.º semestre, aumentando de peso nos 2.º, 3.º e 4.º semestres, incidindo preferencialmente em turmas de todos os ciclos de escolaridade considerados. . Necessidade de desenvolver a capacidade reflexiva e crítica dos futuros professores de forma a contribuir para a sua formação como profissionais responsáveis, autónomos e eticamente exigentes, capazes de reflectirem eficazmente sobre a sua prática profissional. . Domínio das metodologias e técnicas de investigação educacional, demonstrado através da elaboração de um relatório de estágio, realizado sob orientação e avaliado por um júri, em provas públicas. Organizado conjuntamente pelas Faculdades de Letras, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências e Belas-Artes da Universidade de Lisboa.