Conteúdo
Mestrado em Estudos Ambientais (ERASMUS MUNDUS em associação com as Universidades de Aalborg, Autónoma de Barcelona e Hamburg-Harburg)
grau conferido Mestrado
leccionado desde 2007/08
duração 2 anos
regime lectivo Diurno
área(s) científica(s) Ciências e Engenharia do Ambiente
departamento(s) Departamento de Ambiente e Ordenamento
local de leccionação Campus Universitário de Santiago, Aveiro
director de curso Prof.ª Doutora Ana Isabel Couto Miranda
n.º de vagas 40
observações Reg. nº R/B-Cr 67/2007 Mestrado europeu ERASMUS MUNDUS em parceria com: Technische Universität Hamburg-Harburg (Instituição Coordenadora), Universitat Autónoma de Barcelona, Aalborg Universitet
Este Mestrado exige mobilidade do estudante, devendo este frequentar pelo menos duas das Universidades do Consórcio.
objectivos
O interesse, oportunidade e necessidade de apresentação do mestrado europeu conjunto em “Environmental Studies” prende-se directamente com a perspectiva de formação do processo de Bolonha. Tem também a ver com razões de ordem social, de mercado e de desenvolvimento científico e pedagógico desta área de formação numa União Europeia, que se pretende de livre circulação e competitiva, tal como enunciado na “Estratégia de Lisboa”.
Nesta Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, recentemente iniciada e que cobre o período 2005-2014, a pertinência dum mestrado europeu conjunto a apresentar ao ERASMUS MUNDUS é ainda mais notória. A selecção deste tema pela Organização das Nações Unidas (ONU), tão oportuna, revela a preocupação com a Terra e com o seu futuro, que se deseja sustentado num desenvolvimento equilibrado do ambiente, da economia e da sociedade.
Nessa perspectiva, o Mestrado Europeu conjunto em “Environmental Studies” (JEMES – Joint European Master on Environmental Studies) tem como finalidade formar profissionais e investigadores no domínio das ciências e da engenharia do ambiente, desenvolvendo competências nas áreas da poluição e gestão do ambiente e das tecnologias de tratamento de efluentes. O curso possibilitará uma visão mais abrangente da problemática ambiental e uma interpretação inter-disciplinar das áreas científicas envolvidas. O contacto dos estudantes com diferentes ambientes de formação, com as suas especificidades e tradições culturais, bem como com diferentes condições de trabalho, é também um dos objectivos deste curso de mestrado europeu.
Como objectivos específicos o JEMES visa:
1. Formar profissionais e investigadores interventivos no domínio das ciências e da engenharia do ambiente.
2. Desenvolver competências:
a) no âmbito da poluição da água e dos recursos hídricos;
b) no âmbito da poluição atmosférica;
c) no âmbito das tecnologias de tratamento de efluentes;
d) na gestão dos recursos hídricos e dos resíduos sólidos;
e) de intervenção em ambiente industrial;
f) na avaliação de impactes ambientais;
g) em gestão do ambiente;
h) na interpretação interdisciplinar das áreas científicas envolvidas.
3. Flexibilizar e fomentar a mobilidade de estudantes aproveitando as mais-valias específicas das Universidades envolvidas.
4. Promover a internacionalização da UA na área do ambiente.
saídas profissionais
O Mestre em Estudos Ambientais pela Universidade de Aveiro tem uma formação que lhe permitirá desenvolver uma actividade profissional autónoma (criando a sua empresa), ou integrado em equipas de empresas do sector industrial, serviços e consultoria, serviços da administração central, regional e local, institutos de investigação, e universidades.
Plano Curricular
1º ano › 1º semestre
Riscos Naturais, Tecnológicos e Industriais
Gestão da Qualidade do Ar
Medição de Poluentes Atmosféricos
Opção I
› percurso: Engenharia/Tecnológico
Introdução à Poluição Atmosférica
1º ano › 2º semestre
Resíduos Sólidos
Poluição da Água
Poluição Atmosférica e Mudanças Climáticas
Planeamento Ambiental e Sustentabilidade
Opção II
Planeamento e Gestão Integrada das Zonas Costeiras ...
2º ano › 1º semestre
Projecto
Opção III
2º ano › 2º semestre
Dissertação
Podem candidatar-se ao curso os licenciados, ou equivalente legal, em Engenharia do Ambiente ou em área científica afim.