É o papel de formador privilegiado destes agentes que a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto se propõe desempenhar com a criação do presente Mestrado em Estudos artísticos, nas suas duas áreas de especialização:
- Teoria e Crítica da Arte;
- Estudos Museológicos e Curadoriais.
No âmbito específico das artes plásticas, os Estudos Artísticos definem-se como área transdisciplinar na qual convergem de modo orgânico contributos de disciplinas que, tendo como objecto privilegiado o estudo das realidades artísticas, não as têm como objecto primeiro do seu estudo, ou não desenvolvem com elas uma relação imediatamente vocacionada para a formação de agentes culturais de formação específica. Assim, tirando partido do carácter transdisciplinar do seu objecto, e da sua experiência enquanto instituição de formação de criadores artísticos, a FBAUP propõe-se desenvolver com este mestrado, na dupla vertente de Teoria e Crítica da Arte e de Estudos Museológicos e Curadoriais, um espaço privilegiado de reflexão e formação de agentes de mediação cultural especificamente vocacionados para pensar e intervir ao nível da teoria, crítica ou curadoria da arte contemporânea.
Teoria e Crítica da Arte S S 68 HCS 7,5 ECTS
Pretende-se fornecer uma introdução aprofundada às temáticas e conceitos da Teoria e da Crítica de Arte, privilegiando as questões e os problemas suscitados pelas transformações sofridas pela prática artística na história recente da arte, nomeadamente ao longo da Arte Moderna e Contemporânea.
Estética S S 68 HCS 7,5 ECTS
Pretende-se fornecer uma abordagem sistematizada e crítica dos principais problemas e agentes de reflexão que estruturam a filosofia da arte na contemporaneidade.
Estudos de Arte Contemporânea S S 68 HCS 7,5 ECTS
Pretende-se fornecer uma apresentação aprofundada das linhas de força, dos principais agentes criadores, e das principais questões que moldam a história da arte Moderna e Contemporânea.
Crítica Contemporânea da Arte S S 68 HCS 7,5 ECTS
Pretende-se fornecer uma abordagem aprofundada e actualizada das grandes questões que atravessam a arte e crítica da arte na contemporaneidade. Propõe-se uma abordagem actualizada dos principais agentes da crítica da arte, em articulação com as obras e os problemas que constroem a arte na contemporaneidade.
Texto Crítico S S 68 HCS 7,5 ECTS
Numa abordagem teórico-prática, pretende-se proceder à análise aprofundada dos principais textos de crítica da arte Moderna e Contemporânea, confrontando-os com os seus objectos e suscitando, quando pertinente, a formulação abordagens críticas complementares ou alternativas.
Teoria e Crítica da Comunicação S S 68 HCS 7,5 ECTS
Pretende-se fornecer uma abordagem crítica e aprofundada dos principais problemas que, na actualidade, são suscitadas pela questão da comunicação, e estudadas as principais teorias e modelos passíveis de constituírem resposta aprofundada a esses problemas.
Conceitos de Museologia Contemporânea S S 68 HCS 7,5 ECTS
Pretende-se analisar e discutir as transformações que o conceito de Museu foi sofrendo ao longo dos tempos bem como o modo como o Museu simultaneamente se tornou espelho e agente de transformações sociais e culturais. Especial ênfase será dada à especificidade dos museus de arte contemporânea, nos seus diferentes modelos.
Estudos de Arte Contemporânea S S 68 HCS 7,5 ECTS
Pretende-se fornecer uma apresentação aprofundada das linhas de força, dos principais agentes criadores, e das principais questões que moldam a história da arte Moderna e Contemporânea.
A Exposição: Teorias e Práticas I S S 68 HCS 7,5 ECTS
Análise e discussão das questões teóricas e práticas envolvidas num projecto expositivo: da concepção à elaboração de um guião, definição da informação de apoio à exposição, definição adequada do espaço expositivo, elaboração do catálogo, programa de comunicação, estratégias de financiamento, elaboração de programas educativos.