Conteúdo
É hoje pedido a indivíduos, instituições, empresas e comunidades que
contribuam para tornar a relação sociedade-ambiente mais sustentável.
Estas solicitações relacionam-se, por exemplo, com a conservação de
recursos, a adaptação à mudança climática, a minimização de resíduos, a
produção de energias renováveis, a proteção da biodiversidade, o
planeamento sustentável do território, a reorganização da mobilidade
urbana ou a inclusão das comunidades nas decisões a tomar sobre os
lugares em que vivem.
Assim, é objectivo do Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade
formar profissionais com um conhecimento sólido, abrangente e crítico
das teorias e modelos que as ciências sociais e humanas desenvolveram
para analisar e intervir nestas áreas. O
Mestrado está direcionado tanto para alunos que completaram o primeiro
ciclo e querem aprofundar o seu conhecimento nestas áreas, como para
profissionais cuja prática está já relacionada com a intervenção e a
decisão em matérias de ambiente e sustentabilidade.
Este é um Mestrado com uma perspectiva multidisciplinar pioneira no
contexto português e do ISCTE-IUL. O seu corpo docente reúne Professores
e Investigadores das Ciências Sociais e Humanas das quatro Escolas do
ISCTE-IUL e ainda de Biologia e Ecologia da Faculdade de Ciências da
Universidade de Lisboa. Todos têm um sólido histórico na liderança de
projetos de investigação, formação e intervenção na área do ambiente e
da sustentabilidade, e trarão para a docência os mais recentes avanços
teóricos e práticos das respetivas especialidades. Para assegurar uma formação simultaneamente sólida e abrangente, o Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade inclui 2 ramos de especialização - Atividade Económica e Território.
A formação é sustentada, em ambos, por um conjunto de Unidades
Curriculares comuns e por outras especificamente dirigidas para
aprofundar as questões associadas ao ramo em questão, sendo que os
alunos beneficiam ainda da possibilidade de frequentar em outros
Mestrados do ISCTE-IUL disciplinas optativas tematicamente associadas ao
seu ramo.