Conteúdo
Os principais objetivos do Mestrado em Estudos Editoriais são os seguintes:
— Proporcionar, tanto aos participantes que pretendam iniciar uma carreira no setor editorial e livreiro como àqueles que já possuam experiência neste domínio, uma visão e compreensão aprofundadas da estrutura, organização e dinâmica do mundo editorial no contexto português e internacional da atualidade, e facultar-lhes formação teórica e prática em áreas fundamentais da Edição, numa perspetiva de especialização e profissionalização.
— Permitir aos participantes:
Tomar o livro como objeto de investigação, tendo em atenção diferentes perspetivas de abordagem e estudo: e.g. literária, sociológica, histórico-cultural, estética, linguística, comunicativa, económica.
Pesquisar e entender o papel da cultura escrita. Conhecer as questões ligadas ao mundo do livro na contemporaneidade, tanto de um ponto de vista cultural, como económico, jurídico ou tecnológico.
Desenvolver capacidades críticas que permitam uma avaliação correta e bem informada de oportunidades e problemas da edição.
Conhecer as várias tipologias da edição e as possibilidades que abrem ao nível da edição (em suporte de papel e em formato multimédia e digital).
Familiarizar-se com as novas tecnologias aplicadas à edição.
Adquirir conhecimentos sólidos sobre o processo de criação e gestão de empresas editoriais, bem como sobre marketing e comercialização editorial.
— Promover a investigação em Ciências do Livro e da Edição.