Objectivos
O curso de mestrado em ensino da Filosofia no Ensino Secundário deve observar duas missões fundamentais:
(1) a científica (consolidando e atualizando os conhecimentos anteriores dos alunos na área específica da Filosofia) e (2) a pedagógica (facilitando o ensino a quem se vai dedicar a «aprender a ensinar»). A complementaridade das duas vertentes deve alcançar-se em equilíbrio, já que neste curso o principal objetivo visará a atuação escolar eficaz e eficiente de cada aluno, sem descurar o rigor científico (traduzido num sólido saber histórico-crítico, textual, lexical e hermenêutico) e, por outro lado, sem perder de vista que o aspeto pedagógico e didático é primordial na transmissão de um saber, seja qual for a sua índole, este ciclo pretende alcançar estas finalidades: a solidez temática no campo da Filosofia e a capacidade comunicativa da sua transmissão clara, atraente, criativa e adaptada ao mundo e alunos contemporâneos mas sempre em cumprimento do rigor conceptual, gerando motivação, reflexão e valores.