Objectivos
O objectivo do curso de Mestrado em Física é a formação de profissionais com conhecimentos e capacidades de alto nível em Física.
O curso de Mestrado em Física confere aos detentores do grau uma sólida preparação teórica e experimental que permite prosseguir estudos de 3º ciclo (doutoramento) ou uma entrada directa no mercado de trabalho. Apostando numa formação de base consistente em Física Moderna, o curso tem três áreas de especialização: Física da Matéria Condensada, Física Nuclear e de Partículas, e Modelação e Simulação Computacional. Estas são áreas de excelência do Departamento de Física da FCTUC, suportadas por Centros de Investigação de renome internacional, merecedores das mais elevadas classificações nas avaliações efectuadas pela FCT.
A realidade, europeia e nacional, mostra que uma fracção significativa dos mestres em Física encontra emprego em áreas como a da banca, finanças, seguros e consultadoria. A razão porque estes sectores empregam físicos é a sua capacidade para construir e analisar modelos de processos complexos e prever a evolução desses sistemas. É também apreciada a sua versatilidade, a sua capacidade de adaptação e integração em equipas multidisciplinares, a sua familiaridade com instrumentação diversa e os conhecimentos de computação e informática, tal como é referido nos inquéritos feitos aos empregadores. A empregabilidade dos físicos é boa, apesar da diminuição do emprego nas áreas da docência.
Tal como recomenda o processo de Bolonha para definir as competências e objectivos do curso foram consultados empregadores, académicos e ex-alunos.