Comentários sobre Mestrado em Gestão de Projectos - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa
-
Objectivos
Ao concluir o Mestrado Executivo em Gestão de Projectos cada participante estará apto para:
Integrar equipas de projectos multidisciplinares e multifuncionais, orientadas para a satisfação do cliente e capazes de realizar os projectos de acordo com as especificações, no prazo e dentro do custo acordado;
Identificar e gerir os factores críticos de sucesso de um projecto;
Organizar, planear e controlar as actividades do projecto com foco nos resultados e tendo em conta a envolvente de negócio, os factores humanos, a incerteza e o risco;
Gerir eficazmente os conflitos e conduzir negociações visando a obtenção de acordos geradores de valor;
Definir e implementar políticas de gestão de carteiras de projectos;
Fazer uma avaliação económico-financeira de um projecto de investimento.
-
Titulação
Mestrado Executivo A aprovação em todas as unidades curriculares do plano de estudos do Mestrado Executivo, no total de 42 ECTS concede um diploma de Mestrado Executivo com a designação do curso frequentado. Trata-se de um diploma com uma significativa valia profissional e reconhecido pelo mercado empresarial, como portador de competências e conhecimentos profissionais de elevada qualidade. Tem por detrás um historial de mais de 15 anos de pós-graduação profissional (sem atribuição de qualquer diploma académico), que sempre foi valorizado pelo universo empresarial. Grau de Mestre Os participantes que frequentem um Mestrado Executivo podem aceder, também, se o quiserem, à obtenção do Grau de Mestre. Para o efeito cada Mestrado Executivo terá um Mestrado da ISCTE Business School como referência (ou dois, quando o programa incidir especialmente sobre duas áreas científicas distintas). O acesso à inscrição no Mestrado para se aceder ao Grau de Mestre é automaticamente facultado a todos os participantes que concluírem o Mestrado Executivo.
-
Conteúdo
Apresentação:
A gestão de projectos envolve hoje muitos profissionais de todas as funções, em organizações de qualquer sector de actividade. As empresas mais competitivas reconhecem na gestão de projectos a metodologia adequada à gestão da mudança e, mais especificamente, à implementação de estratégias que assegurem a inovação permanente, a flexibilidade e a agilidade, reconhecidamente os factores determinantes da competitividade na economia actual.
O Mestrado Executivo em Gestão de Projectos assegura uma formação actualizada e abrangente nas três áreas - contextuais, comportamentais e técnicas - em que o ICB - IPMA Competence Baseline, Version 3.0 (2006) da International Project Management Association enquadra as competências necessárias a um desempenho de excelência.
No âmbito do protocolo de cooperação ISCTE / APOGEP, os conteúdos programáticos do Curso foram validados pela Comissão de Certificação da APOGEP e estão em conformidade com o ICB V3 e com o NCB - National Competence Baseline da APOGEP - Associação Portuguesa de Gestão de Projectos, pelo que os alunos com aproveitamento poderão candidatar-se, se assim o desejarem, à certificação nível D, ou prosseguirem para os níveis superiores de certificação, caso demonstrem possuir a experiência exigida para esses níveis.
UNIDADES CURRICULARES
1.º CICLO
Conceitos Gerais e Enquadramento Legal
Avaliação de Projectos
2.º CICLO
Projectos e Estratégia
Gestão de Âmbito e Tempo
3.º CICLO
Factores Humanos na Gestão de Projectos
Organização do Projecto, Recursos e Custos
4.º CICLO
Gestão de Riscos e Gestão da Qualidade
Controlo e Encerramento
5.º CICLO
Negociação e Gestão de Conflitos
Prática de Gestão de Projectos - Simulação