Conteúdo
Objectivos
Atendendo à filosofia e aos objectivos que presidiram à criação da SACSJP e, posteriormente, à fundação do Centro de Estudos em Governação e Políticas Públicas e mais recentemente (já com o DEGEI) à criação da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), bem como as linhas de investigação que têm vindo a ser desenvolvidas, pode dizer-se que organização curricular deste Curso de Mestrado em Governação, Competitividade e Políticas Públicas assenta essencialmente nas áreas de Ciências Sociais e Políticas. O projecto educativo e científico subjacente a este curso visa fomentar o desenvolvimento das bases teórico-conceptuais e instrumentais indispensáveis à análise, compreensão e avaliação crítica dos fenómenos sociais, económicos e políticos nas suas diversas dimensões e interacções. A organização do Mestrado, nas três áreas de especialização em que se estrutura, procura articular de forma interdisciplinar os três domínios presentes na denominação do Curso com os novos "territórios" de cruzamento (Políticas Sociais, Cidadania e Governo Digital; Gestão e Avaliação de Serviços Públicos; e Competitividade e Tecnologia).
Nesta perspectiva, os principais objectivos de formação deste projecto educativo têm por horizonte procurar apetrechar os estudantes para:
* Analisar os principais conceitos, teorias e instrumentos ligados a um novo campo estratégico e interdisciplinar que articula Governação, Competitividade e Políticas Públicas.
* Adquirir competências necessárias a uma análise dos fenómenos político-económico-sociais.
* Fornecer conhecimento teórico e bom domínio dos métodos, ferramentas e instrumentos capazes de permitir a operacionalização das políticas públicas.
* Reflectir criticamente acerca das implicações éticas, sociais e estratégicas da acção e intervenção política e, de modo especial, das políticas públicas.
* Reflectir criticamente acerca do papel das instituições na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas e sua relação com a competitividade e a governação
* Desenvolver a capacidade para a prática de investigação científica autónoma nos domínios de estudo das áreas de especialização consideradas, visando nomeadamente a prossecução de estudos ao nível de um programa de doutoramento neste campo em expansão onde se cruzam serviços, políticas, programas e avaliações.
* Desenvolver e fortalecer a capacidade de intervir de forma adequada e inovadora em todas as dimensões da cidadania, em especial nos domínios político, económico, social, mas também administrativo e do governo digital e de gestão nos âmbitos da sociedade portuguesa e internacional.
Estas competências, para além das saídas clássicas ligadas à administração e gestão públicas, visam também preparar os mestrandos para novos campos profissionais, tais como:
* Análise das políticas públicas;
* Gestão de organizações políticas e cívicas;
* Assessoria, auditoria e consultadoria ao sector público.