Conteúdo
O curso de mestrado envolve a utilização recorrente de materiais em língua inglesa. O domínio do inglês é por isso importante. O ISCET disponibilize cursos extra-curriculares para aperfeiçoamento de competências linguísticas. A apresentação de certificado de inglês reconhecido, como o TOEFL ou First Certificate, bem como o GMAT (Graduate Management Admission Test) é factor de preferência no processo de selecção. Todos os candidatos serão entrevistados pela Comissão de Admissão do Mestrado.
O curso de mestrado tem a duração de quatro semestres. Os dois primeiros abrangem a componente escolar (cinco disciplinas em cada semestre), enquanto que os dois últimos se destinam à preparação e desenvolvimento de um trabalho de projecto.
O grau de Mestre em Marketing e Comércio Internacional é conferido mediante aprovação na prova de defesa do trabalho de projecto, após a conclusão com aproveitamento satisfatório da parte escolar e das unidades curriculares do 3º e 4º semestres. Com a conclusão, com aproveitamento, da parte escolar será conferido um Diploma de Estudos de Pós-graduação em Marketing e Comércio Internacional.
Durante os quatro semestres os estudantes terão acesso à frequência das unidades curriculares em funcionamento noutros cursos de Licenciatura e Mestrado do ISCET. Serão, também, convidados a assistir aos programas de conferências e seminários regulares da instituição e a participar em actividades diversas da comunidade académica e científica.
Funcionamento
O idioma de leccionação é o português, podendo contudo haver lugar a leccionação de módulos em língua espanhola ou em inglês. As aulas dos 1º e 2º semestres realizam-se normalmente às terças-feiras e sextas-feiras (depois das 18:30 às 22:00) e sábados de manhã (10:00 às 13:30). Poderá haver excepções ou alterações pontuais de calendário, que serão atempadamente comunicadas aos estudantes.
A assiduidade é estimulada, quer no que respeita à frequência das aulas, quer à participação nos programas de conferências e seminários, podendo os estudantes registar até 1/3 de faltas às aulas de cada disciplina sem justificação.
Plano de estudos
1º Semestre
Economia e Política Internacional
Marketing e Estratégias de Interncionalização
Modelos Aduaneiros
Modelos de Transporte
Mercados Regionais
2º Semestre
Gestão Financeira Internacional
Marketing na Internet
Negociação Internacional
Modelos Logísticos de Distribuição
Práticas e Modelos de Comércio Internacional
3º e 4º Semestres
Seminário
Projecto I
Projecto II