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Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior
grau conferido Mestrado
leccionado desde 2008/09
duração 2 anos
regime lectivo Diurno
área(s) científica(s) Ciências Sociais
departamento(s) Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas
local de leccionação Campus Universitário de Santiago, Aveiro
director de curso Prof. Doutor Rui Armando Santiago
Objectivos
Em termos gerais, o propósito formativo deste curso visa apetrechar os estudantes com instrumentos conceptuais e modelos de análise e de intervenção nos processos de decisão no ensino superior, quer ao nível do sistema (pesquisa e criação de instrumentos para melhorar a decisão política), quer ao nível institucional (pesquisa e criação de instrumentos para melhorar a organização e gestão das instituições de ensino superior). Neste contexto, o programa do Segundo Ciclo em Políticas e Gestão do Ensino Superior (2º Ciclo) guia-se pelos seguintes objectivos de formação:
* Capacitar os estudantes para a identificação e análise dos principais quadros teórico-conceptuais que influenciam a tomada de decisão política e institucional no ensino superior;
* Capacitar os estudantes para a identificação dos diferentes problemas políticos, institucionais e educativos que afectam os sistemas e as instituições de ensino superior;
* Promover nos estudantes as capacidades e competências de análise da diversidade de modelos de organização e gestão das instituições de ensino superior;
* Desenvolver nos estudantes as competências de criação de instrumentos e técnicas de diagnóstico e de apoio à decisão nas instituições de ensino superior;
* Desenvolver nos estudantes as capacidades e competências de investigação sobre as políticas e gestão do ensino superior.
Saídas Profissionais
• Investigação;
• Organismos públicos nacionais e europeus
Os temas do ensino superior constituem hoje uma nova área de investigação e de intervenção profissional, quer ao nível do sistema (pesquisa e criação de instrumentos para melhorar a decisão), quer ao nível institucional (pesquisa e criação de instrumentos para melhorar a organização e gestão das instituições de ensino superior). A intersecção entre as políticas do ensino superior e a gestão e administração no ensino superior conferem a possibilidade de federar, em termos de transversalidade, várias temáticas das áreas das ciências sociais, tendo em vista uma melhor compreensão dos conteúdos e dos processos de decisão política e institucional e, simultaneamente, a criação de modelos e de instrumentos que os possam também melhor fundamentar.
Plano Curricular
1º ano › 1º semestre
Políticas e Organização do Ensino Superior
Conhecimento, Inovação e Tecnologia
Instituições, Organizações e Gestão Pública
Opção I
Finanças, Contabilidade e Gestão Orçamental
Avaliação da Qualidade e Acreditação no Ensino Sup ...
Ensino Superior, Ciência e Cooperação com a Socied ...
Globalização, Internacionalização e Economia do Co ...
Economia do Ensino Superior
Metodologia de Investigação
Opção II
Finanças, Contabilidade e Gestão Orçamental
Avaliação da Qualidade e Acreditação no Ensino Sup ...
Ensino Superior, Ciência e Cooperação com a Socied ...
Globalização, Internacionalização e Economia do Co ...
Economia do Ensino Superior
Metodologia de Investigação
1º ano › 2º semestre
Investigação em Ciências Sociais
Mudança Organizacional e Profissional no Ensino Su ...
Ensino Superior e Desenvolvimento Regional
Opção III
Políticas da Educação, Ciência e Tecnologia
Educação, Trabalho e Profissões
Políticas Comparadas do Ensino Superior na Europa
Diversidade e Igualdade no Ensino Superior
Opção IV
Políticas da Educação, Ciência e Tecnologia
Educação, Trabalho e Profissões
2º ano › 1º semestre
Seminário de Integração e Orientação
Dissertação / Projecto
2º ano › 2º semestre
Dissertação / Projecto C
Estudantes nacionais e estrangeiros habilitados com o grau de licenciado. O Conselho Científico da Universidade de Aveiro pode também admitir, sob proposta da Comissão Científica do Mestrado, candidatos que não satisfaçam as condições referidas no número anterior mas cujo curriculum demonstre adequada preparação para a frequência do mestrado, como previsto na alínea d) do n.º 1 do art.º 17.º do DL n.º 74/2006, e da alínea d) do art.º 4.º dos Termos de Referência a que alude o n.º 2 do art.º 2.º do Regulamento de Mestrados da Universidade de Aveiro (Mestrados de Bolonha).