Torna-se fundamental apetrechar os técnicos de educação com conhecimentos sólidos em Psicologia para que possam, para além de estarem sensibilizados e interessados, analisar de forma teoricamente sustentada e intervir ou sinalizar de forma adequada sobre as inúmeras questões psicológicas que emergem no contexto escolar.
Complementarmente, a intervenção educativa bem como o desenvolvimento das Ciências da Educação justifiam que, aos técnicos que trabalham em contexto escolar, seja ministrada uma formação que abranja novos paradigmas, novas perspectivas teóricas de intervenção e de investigação.
1º Semestre
- Psicologia da Educação
- Teorias e Sistemas de Comunicação: Especialidades Aumentativas e Alternativas
- Avaliação Psicológica do Desenvolvimento Sensorial e Cognitivo-Emocional
- Perturbaçoes Psicologicas do Desenvolvimento e do Comportamento
2º Semestre
- Modelos de Inclusão das Pessoas com Deficiência
- Modelo de Intervenção no Desenvolvimento Cognitivo-Emocional
- Desenvolvimento Psico-Sociológico da Pessoa com Deficiencia Sensorial
- Do Braille à Braillologia: Instrumento Interlectossocial Inclusivo das Pessoas Cegas e Surdocegas
- Metodologias de Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos
3º Semestre
- Seminários de Apoio à Investigaçao
- Estágio/Dissertação
4º Semestre