Objectivos
Perspectivando um desenvolvimento desportivo sustentável e integrado, o curso visa aprofundar o conhecimento das realidades e das tendências, fornecer ferramentas de análise, diagnóstico e planeamento, e criar competências para a actividade profissional nas organizações desportivas e a investigação científica.
Constituem objectivos do curso:
- Aprofundar o conhecimento sobre o movimento olímpico, paralímpico, cultura desportiva, valores e ética do desporto;
- Contextualizar o desenvolvimento do desporto nas tendências de mudança social;
- Diagnosticar problemas, estudá-los e perspectivar soluções;
- Analisar e definir boas práticas de desporto sustentável e integrado;
- Conceber planos estratégicos de intervenção no desporto e sua implementação;
- Planear, organizar e comunicar actividades ou eventos desportivos e acções de sensibilização e prevenção;
- Empreender projectos de desenvolvimento desportivo em públicos-alvo diferenciados;
- Conduzir estudos e projectos de investigação sobre problemática do desporto.
Conteúdo
O Curso de Mestrado em Sociologia do Desporto, Organização e Desenvolvimento é uma oferta de ensino pós-graduado da Universidade Lusófona (FEFD/FCSEA), com a parceria institucional do Comité Olímpico de Portugal (COP) e Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
Com uma estrutura curricular de dois anos, 120 ECTS, o curso fornece conhecimentos teóricos de contextualização e problematização das realidades desportivas e tendências, em articulação com a intervenção prática direccionada ao desempenho profissional e à investigação científica.
Com a crescente importância do desporto nas sociedades contemporâneas, o aumento da comercialização da competição e da produção de espectáculos, assim como a diversidade de organizações promotoras, orientações de prática e populações ou públicos-alvo envolvidos, tem-se assistido a novas necessidades de formação dos profissionais inseridos no mercado de trabalho do sector desportivo.
A orientação do curso para a aplicabilidade do conhecimento à prática profissional, tendo por objectivo o desenvolvimento sustentável e integrado do desporto, encontra-se reforçada com as parcerias estabelecidas com o COP e o CPP.